dc.contributor.author | Vieira, Diana Aguiar | |
dc.contributor.editor | Vieira, Diana Aguiar | |
dc.contributor.editor | Ferreira, Ana Isabel Lage | |
dc.contributor.editor | Fernandes, Cláudio Pina | |
dc.contributor.editor | Pinto, Susana | |
dc.contributor.editor | Ardions, Isabel | |
dc.contributor.editor | Pereira, Anabela Sousa | |
dc.date.accessioned | 2012-09-17T10:53:56Z | |
dc.date.available | 2012-09-17T10:53:56Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A igualdade de oportunidades e o apoio aos estudantes do ensino superior são dois importantes desafios lançados com a Declaração de Lisboa e que, por sua vez, constituem a matriz de orientação da Declaração de Bolonha. Neste quadro de referência, os apoios socias do ensino superior, onde se incluem a saúde e o bem-estar dos estudantes são da responsabilidade do Estado. Compete-lhe propor estratégias de combate ao insucesso escolar, incentivando à frequência bem-sucedida do ensino superior, orientada para a reparação, não só das desigualdades e justiças desencadeadas pelo disfuncionamento do modelo socioeconómico, bem como pelas dificuldades de natureza psicológica. É no tempo e no espaço da educação superior que se procura ativamente projetar e garantir o desenvolvimento de um projeto de vida. É nas Instituições de Ensino Superior (IES) que se aspira e sonha e, por isso, igualmente, o sítio onde o risco de claudicar é particularmente sensível e decisivo. Trata-se de um tempo privilegiado e oportunidade garantida de relação consigo próprio, com o outro, com os outros. Mas para trilhar os caminhos da modernização, dever-se-á insistir no conhecimento, na educação, na vontade e capacidade para fazer tudo isto e ainda mudar/adaptar-se ao ambiente, criar, relacionar-se, numa palavra, ter saúde física e mental. Os estudantes do ensino superior são cidadãos aptos a compreender as mudanças, capazes de escolher valores, indivíduos que fazem uma gestão eficaz dos seus recursos e limitações, da sua energia anímica, que são capazes de acolher as suas vicissitudes internas e externas, aceitar o outro diferente e comprometer-se entusiasticamente com um projeto | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97851-0-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/674 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuro | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.title | II Congresso RESAPES-AP | por |
person.familyName | Aguiar Vieira | |
person.givenName | Diana | |
person.identifier | 594059 | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1B-C054-F09A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5191-4457 | |
person.identifier.rid | M-3984-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55180054100 | |
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rcaap.type | book | por |
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