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Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais
dc.contributor.author | Diana Aguiar Vieira, PhD | |
dc.date.accessioned | 2012-09-14T13:33:52Z | |
dc.date.available | 2012-09-14T13:33:52Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Num mundo turbulento no qual todos os dias somos invadidos por mensagens de crise e de dificuldade, nunca como agora o acreditar em nós próprios se tornou tão importante. De facto, quando a envolvente externa nos rodeia de tanta negatividade, não podemos “baixar os braços” e deixar-nos levar nessa onda de pessimismo que tende a “abafar” o que de melhor há em cada um de nós: o poder pessoal proveniente do acreditar em si e nas suas próprias capacidades. Na área da psicologia, a força desse acreditar que viabiliza a concretização de ações positivas nas nossas vidas denomina-se de “autoeficácia” (Bandura, 1977, 1997). Se por um lado o contexto do mercado de trabalho tende a apresentar-se como ameaçador para quem termina uma licenciatura, a nossa convicção na força do poder pessoal impulsionou-nos a investigar se o acreditar na capacidade para enfrentar os desafios colocados no processo de transição do ensino superior para o mercado de trabalho poderia ser um fator psicológico capaz de fazer a diferença. Porém, para além da autoeficácia, outro fator psicológico que tende a ajudar os indivíduos a manterem o foco naquilo que mais lhes importa são os objetivos pessoais – ou, neste caso, profissionais – que assumem um papel preponderante na medida em que promovem a autorregulação comportamental, evitando a dispersão dos esforços comportamentais do indivíduo. Várias razões poderão motivar a leitura deste livro e com o intuito de facilitar uma abordagem focalizada a esta obra, gostaríamos de explicitar desde já que o primeiro capítulo deste livro poderá assumir especial interesse para o leitor que pretenda: a) compreender as transições de vida do ponto de vista psicológico; b) caracterizar o ensino superior e o mercado laboral português e suas respetivas implicações na inserção profissional de diplomados do ensino superior; c) consultar uma revisão teórica e empírica sobre a transição para o trabalho; e/ou... | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-73-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/668 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Politema | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.fundacao.ipp.pt/detalheP.php?p=32&m=18 | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
person.familyName | Aguiar Vieira | |
person.givenName | Diana | |
person.identifier | 594059 | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1B-C054-F09A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5191-4457 | |
person.identifier.rid | M-3984-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55180054100 | |
rcaap.rights | closedAccess | por |
rcaap.type | book | por |
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