Repository logo
 
Publication

Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais

dc.contributor.authorDiana Aguiar Vieira, PhD
dc.date.accessioned2012-09-14T13:33:52Z
dc.date.available2012-09-14T13:33:52Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNum mundo turbulento no qual todos os dias somos invadidos por mensagens de crise e de dificuldade, nunca como agora o acreditar em nós próprios se tornou tão importante. De facto, quando a envolvente externa nos rodeia de tanta negatividade, não podemos “baixar os braços” e deixar-nos levar nessa onda de pessimismo que tende a “abafar” o que de melhor há em cada um de nós: o poder pessoal proveniente do acreditar em si e nas suas próprias capacidades. Na área da psicologia, a força desse acreditar que viabiliza a concretização de ações positivas nas nossas vidas denomina-se de “autoeficácia” (Bandura, 1977, 1997). Se por um lado o contexto do mercado de trabalho tende a apresentar-se como ameaçador para quem termina uma licenciatura, a nossa convicção na força do poder pessoal impulsionou-nos a investigar se o acreditar na capacidade para enfrentar os desafios colocados no processo de transição do ensino superior para o mercado de trabalho poderia ser um fator psicológico capaz de fazer a diferença. Porém, para além da autoeficácia, outro fator psicológico que tende a ajudar os indivíduos a manterem o foco naquilo que mais lhes importa são os objetivos pessoais – ou, neste caso, profissionais – que assumem um papel preponderante na medida em que promovem a autorregulação comportamental, evitando a dispersão dos esforços comportamentais do indivíduo. Várias razões poderão motivar a leitura deste livro e com o intuito de facilitar uma abordagem focalizada a esta obra, gostaríamos de explicitar desde já que o primeiro capítulo deste livro poderá assumir especial interesse para o leitor que pretenda: a) compreender as transições de vida do ponto de vista psicológico; b) caracterizar o ensino superior e o mercado laboral português e suas respetivas implicações na inserção profissional de diplomados do ensino superior; c) consultar uma revisão teórica e empírica sobre a transição para o trabalho; e/ou...por
dc.identifier.isbn978-972-8688-73-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/668
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Politemapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fundacao.ipp.pt/detalheP.php?p=32&m=18por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleTransição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionaispor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
person.familyNameAguiar Vieira
person.givenNameDiana
person.identifier594059
person.identifier.ciencia-id8D1B-C054-F09A
person.identifier.orcid0000-0002-5191-4457
person.identifier.ridM-3984-2017
person.identifier.scopus-author-id55180054100
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublication8aaf965f-8f26-4b50-86d3-260531001e36
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8aaf965f-8f26-4b50-86d3-260531001e36

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
L_DianaVieira_2012.pdf
Size:
935.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: