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- Music education in context: the construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the artsPublication . Mota, Maria; Costa, Jorge Alexandre; Leite, A.This study was part of a research project that examined innovative practices in a primary school with an integrated arts curriculum. While the school started an expansion of its curriculum, a music teacher was hired to become part of the arts learning area. Her commitment to the overall project determines that she works in collaboration with the other arts teachers, namely, Visual Arts and Drama. Baring in mind a theoretical background that traces the lines of a liberating, autonomy promoting, and collaborative education, the development of the identity process of the music teacher was analyzed through her diary, fi eld notes, and other observational data, gathered by the research team. Findings indicate that, while signifi cant gains were brought about by crossdisciplinary collaboration, some problems remain to solve, concerning the role of specifi c musical skills development. The implications for music education research are suggested, with reference to the relationship between music skills development and integrated art projects.
- Educação musical em contexto: à procura de uma nova praxisPublication . Mota, Graça; Costa, Jorge Alexandre; Leite, AnabelaEste artigo é o resultado de urna primeira análise dos dados recolhidos no âmbito de um projecto de investigação subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
- Uma perspectiva teórica sobre o conservatório geral de arte dramáticaPublication . Costa, Jorge AlexandreA implementação do ensino artístico público assumido por um Estado com uma função política e uma responsabilidade sobre a educação ocorre, em Portugal, com o aparecimento do regime liberal, nomeadamente, durante o governo Setembrista de Passos Manuel em 1856. É neste período que Almeida Garrett elabora e propõe ao executivo um Plano para a fundação e reorganização do Theatro Nacional que, entre muitos outros aspectos, englobava a criação da primeira instituição de ensino artístico pública - o Conservatório Geral de Arte Dramática. O presente artigo tem como objectivo apresentar a perspectiva teórica elaborada para a análise do Conservatório Geral de Arte Dramática, mediante o olhar da Sociologia das Organizações, como uma realidade organizacional educativo, em que o conhecimento será obtido por evidências indirectas e por visualizações daquilo que ela pode ter de semelhante mediante a interpretação das dimensões política e organizacional da instituição e da descodi6cação do processo de implementação operado pela racionalidade dominante através da utilização de metáforas organizacionais. Esta formulação teórica insere-se num trabalho de dissertação de mestrado com o título A reforma do Ensino da Música no contexto das reformas liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841.