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A implementação do ensino artístico público assumido por um Estado com uma função política e
uma responsabilidade sobre a educação ocorre, em Portugal, com o aparecimento do regime liberal, nomeadamente,
durante o governo Setembrista de Passos Manuel em 1856. É neste período que Almeida Garrett
elabora e propõe ao executivo um Plano para a fundação e reorganização do Theatro Nacional que, entre
muitos outros aspectos, englobava a criação da primeira instituição de ensino artístico pública - o
Conservatório Geral de Arte Dramática.
O presente artigo tem como objectivo apresentar a perspectiva teórica elaborada para a análise do
Conservatório Geral de Arte Dramática, mediante o olhar da Sociologia das Organizações, como uma realidade
organizacional educativo, em que o conhecimento será obtido por evidências indirectas e por visualizações
daquilo que ela pode ter de semelhante mediante a interpretação das dimensões política e organizacional
da instituição e da descodi6cação do processo de implementação operado pela racionalidade dominante
através da utilização de metáforas organizacionais. Esta formulação teórica insere-se num trabalho de
dissertação de mestrado com o título A reforma do Ensino da Música no contexto das reformas liberais: do
Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841.
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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto