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- Music education in context: the construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the artsPublication . Mota, Maria; Costa, Jorge Alexandre; Leite, A.This study was part of a research project that examined innovative practices in a primary school with an integrated arts curriculum. While the school started an expansion of its curriculum, a music teacher was hired to become part of the arts learning area. Her commitment to the overall project determines that she works in collaboration with the other arts teachers, namely, Visual Arts and Drama. Baring in mind a theoretical background that traces the lines of a liberating, autonomy promoting, and collaborative education, the development of the identity process of the music teacher was analyzed through her diary, fi eld notes, and other observational data, gathered by the research team. Findings indicate that, while signifi cant gains were brought about by crossdisciplinary collaboration, some problems remain to solve, concerning the role of specifi c musical skills development. The implications for music education research are suggested, with reference to the relationship between music skills development and integrated art projects.
- Educação musical em contexto: à procura de uma nova praxisPublication . Mota, Graça; Costa, Jorge Alexandre; Leite, AnabelaEste artigo é o resultado de urna primeira análise dos dados recolhidos no âmbito de um projecto de investigação subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
- Escola de Outono: livro de resumos. “o que andamos para aqui chegar...”. perspetivas e práticas sobre a educa/forma(ção) musical no ensino superiorPublication . Lopes, Filipe; Mota, Graça; Costa, Jorge AlexandreA Educação Musical ou Formação Musical, com esta ou uma qualquer outra designação, é um domínio disciplinar que, muito embora seja um elemento curricular constante na construção formal do ensino superior de música, regista uma presença valorativa irregular no campo em causa. Uma presença que apelido de volúvel face ao reconhecimento variável que lhe é consignado, em termos de autonomia programática, de identidade formativa e de dimensão curricular, nas múltiplas formações superiores existentes. Em nosso entender, são vários os fatores que contribuem para esta quase subalternidade disciplinar, designadamente, i) o papel central da aprendizagem da prática instrumental individual ou coletiva nos currículos do ensino de música; ii) a configuração curricular histórica e pedagógica desta disciplina como uma unidade de saber anexa a uma outra formação principal; iii) a forte componente de carácter tarefeiro e treino a que o ensino da disciplina recorre sistematicamente; iv) a ausência de uma investigação sobre a teoria e às práticas neste domínio; v) ou a (co) existência de uma pluralidade de perfis formativos que lecionam e abordam a disciplina de uma forma específica, o que por si só é uma mais valia interessante, malgrado ser desconhecida dos demais docentes deste domínio. É precisamente este último fator, o desconhecimento do trabalho que é efetuado pelos inúmeros docentes que lecionam esta unidade curricular no ensino superior de música nacional, acrescido de um pequeno ato cívico comemorativo do cinquentenário do 25 de abril, que nos impulsionou e justificou a realização da Escola de Outono do presente ano com o seguinte título: “O que andamos para aqui chegar...” Perspetivas e práticas sobre a educa/forma(ção) musical no ensino superior. [...]
- Uma perspectiva teórica sobre o conservatório geral de arte dramáticaPublication . Costa, Jorge AlexandreA implementação do ensino artístico público assumido por um Estado com uma função política e uma responsabilidade sobre a educação ocorre, em Portugal, com o aparecimento do regime liberal, nomeadamente, durante o governo Setembrista de Passos Manuel em 1856. É neste período que Almeida Garrett elabora e propõe ao executivo um Plano para a fundação e reorganização do Theatro Nacional que, entre muitos outros aspectos, englobava a criação da primeira instituição de ensino artístico pública - o Conservatório Geral de Arte Dramática. O presente artigo tem como objectivo apresentar a perspectiva teórica elaborada para a análise do Conservatório Geral de Arte Dramática, mediante o olhar da Sociologia das Organizações, como uma realidade organizacional educativo, em que o conhecimento será obtido por evidências indirectas e por visualizações daquilo que ela pode ter de semelhante mediante a interpretação das dimensões política e organizacional da instituição e da descodi6cação do processo de implementação operado pela racionalidade dominante através da utilização de metáforas organizacionais. Esta formulação teórica insere-se num trabalho de dissertação de mestrado com o título A reforma do Ensino da Música no contexto das reformas liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841.
- Escola de Outono de 2023. Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança. Livro de resumosPublication . Lopes, Fiilpe; Mota, Graça (ed); Costa, Jorge Alexandre (ed)A criação do CIPEM e a organização da I escola de outono: 25 anos de trabalho científico, educacional e artístico, a Escola de Outono teve, desde a sua origem, como pressupostos fundamentais constituir-se, primeiro, como um espaço de encontro e diálogo entre os saberes da Música, da Educação Artística, das Ciências da Educação e da Psicologia da Música. E, segundo, como um espaço de apresentação e debate de investigações e práticas de ensino-aprendizagem emergentes que se desenvolvem nos domínios científicos a que se dedica. Pressupostos simples e objetivos, mas desde sempre ambiciosos e que ainda hoje, volvidos vinte e cinco anos de existência, demonstram uma atualidade e uma pertinência significativa para o meio académico musical, educacional e artístico nacional, e justificam, por si só, tanto o papel do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), como o da Escola de Outono. Recorde-se, e já agora, celebre-se, que a primeira Escola de Outono foi realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 1998, há vinte e cinco anos, com o propósito de apresentar, institucional e publicamente, o CIPEM criado, nesse mesmo ano, pela então Área de Música do Departamento de Artes e Motricidade Humana, hoje, Unidade Técnico-Científica de Música e Drama, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. [...]