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- Manual de casos clínicos IPublication . Mateus, Catarina; Pereira, Ana; Dias , LibâniaO Estágio de Aprendizagem em Ortóptica, que decorre no 4º ano curricular da Licenciatura em Ortóptica, visa a solidificação da aprendizagem adquirida ao longo do curso e que fundamenta todo o processo de atuação do Ortoptista nas suas diferentes áreas. O estágio é fundamental para proporcionar a formação de profissionais competentes, autónomos e aptos para o exercício clínico, através de uma aprendizagem vivencial em contexto real e monitorizada por Ortoptistas qualificados. É ainda essencial, durante este período, a realização de atividades que privilegiem o raciocínio clínico como complemento da formação in loco. Neste sentido, foi elaborado o Manual de Casos Clínicos I com o intuito de proporcionar aos estudantes o acesso a diferentes casos clínicos reais, dentro da área nobre da Ortóptica, relacionados com o diagnóstico e tratamento de distúrbios da motilidade ocular, visão mono e binocular, e de anomalias associadas. Pretende-se assim que este manual potencie a análise crítica de cada estudante como linha orientadora para o desenvolvimento de uma prática profissional de excelência. Deste modo, sugere-se a leitura atenta de cada caso apresentado, a análise e interpretação cuidada dos exames incluídos, sendo que para cada caso clínico deve ser realizado: 1) Enquadramento científico, fundamentando, por citações bibliográficas, as decisões diagnósticas e/ou terapêuticas referidas pelo estagiágio; 2) Encaminhamento dado ao utente; 3) Resumo, realçando o raciocínio clínico desenvolvido.
- Real-time blink detection as an indicator of computer vision syndrome in real-life settings: an exploratory studyPublication . Lapa, Inês; Ferreira, Simão; Mateus, Catarina; Rocha, Nuno; Rodrigues, MatildeWith the increase in the number of people using digital devices, complaints about eye and vision problems have been increasing, making the problem of computer vision syndrome (CVS) more serious. Accompanying the increase in CVS in occupational settings, new and unobstructive solutions to assess the risk of this syndrome are of paramount importance. This study aims, through an exploratory approach, to determine if blinking data, collected using a computer webcam, can be used as a reliable indicator for predicting CVS on a real-time basis, considering real-life settings. A total of 13 students participated in the data collection. A software that collected and recorded users’ physiological data through the computer’s camera was installed on the participants’ computers. The CVS-Q was applied to determine the subjects with CVS and its severity. The results showed a decrease in the blinking rate to about 9 to 17 per minute, and for each additional blink the CVS score lowered by 1.26. These data suggest that the decrease in blinking rate was directly associated with CVS. These results are important for allowing the development of a CVS real-time detection algorithm and a related recommendation system that provides interventions to promote health, well-being, and improved performance.
- Adaptação cultural e confiabilidade da versão portuguesa do Computer Vision Syndrome Questionnaire (CVS-Q)Publication . Rodrigues, Matilde; Mateus, CatarinaA Síndrome Visual de Computador (SVC) é caracterizada por um conjunto de sintomas visuais associados à utilização prolongada do computador. Instrumentos que permitam avaliar a SVC de uma forma simples e rápida são de particular importância, contudo não se verificou a existência de uma escala em português. A Computer Vision Syndrome Questionnaire (CVS-Q) é uma escala desenvolvida por Seguí et al.,e que avalia a frequência e a intensidade de 16 sintomas relacionados com a SVC.
- Effectiveness of an ergonomic intervention to reduce musculoskeletal discomfortPublication . Cardoso, Bárbara; Mateus, Catarina; Rodrigues, MatildeMusculoskeletal discomfort is common among office workers, being related to individual, workplace and behaviors risk factors. Ergonomic interventions are of particular importance to reduce musculoskeletal discomfort. However, only few have studied the impact of an ergonomic intervention on these symptoms reduction. This study aims to design and implement an intervention program to reduce musculoskeletal symptoms in office workers. A total of 84 employees from a charity and social assistance institution were involved in the study. The intervention included training actions to all employees, delivery of informative pamphlet and modifications in workplaces. To assess the intervention effectiveness, a questionnaire with a scale to assess musculoskeletal discomfort was applied in three moments: Pre-intervention; Post intervention Moment 1 and Post-intervention Moment 2. The areas described with greater musculoskeletal discomfort in the three moments were the neck, lower back, upper back and right shoulder. Between Pre-intervention and Post intervention Moment 1, there was a tendency to reduce musculoskeletal discomfort at the end of the day in all regions analyzed. It was also found a stagnation of discomfort in some regions of the body, comparing the Moment 1 and Moment 2 Post-intervention. Significant improvements in upper back and neck at the end of the workday were observed. This study suggests that an ergonomic intervention program has advantages for the employees' health, promoting the reduction of musculoskeletal symptoms
- Formação pedagógica para monitores de estágioPublication . Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, CatarinaSabe-se hoje que o desempenho de uma tarefa em contexto real favorece a retenção de mais de 90% dos conteúdos ensinados. Os estágios são um dos momentos na formação dos estudantes no qual esta aprendizagem acontece de forma mais ativa no ensino superior. Como tal, acredita-se que para formar profissionais competentes, com conhecimentos sólidos, rigor técnico, capacidade de análise crítica e reflexiva, integrados em equipas multidisciplinares, é crucial garantir uma parceria sólida entre as Escolas Superiores e as Instituições de Saúde.
- Gamificação no Ensino Superior: experiências e potencialidades de jogos sérios e escape rooms no ensino em SaúdePublication . Araújo, André; Noites, Andreia; Salgado, Ana; Sequeiros, Miguel; Fonseca, Rosa; Pinto, Marta; Lopes, Ana; Simões-Silva, Vitor; Capitão, Susana; Mateus, Catarina; Rodrigues, MatildeNa área da Saúde as competências de raciocínio clínico, pensamento crítico e comunicação estão entre as mais valorizadas para a resolução de problemas e processos de tomada de decisão. Num mundo marcado pelo aumento da tecnologia, da comunicação à distância e pela desmaterialização de processos, o Ensino Superior depara-se com novos desafios. A gamificação é um dos processos pedagógicos que tem demonstrado elevado potencial em diversas áreas de conhecimento, nomeadamente na Saúde. Na ESS|P.Porto, instituição plural onde diversas especialidades de ciências e tecnologias da saúde crescem se cruzam há mais de 40 anos, diversas experiências têm vindo a ser partilhadas e expandidas no âmbito da atividade do Centro de Simulações da ESS-P.Porto (ESSim). Entre elas, destacam-se no âmbito da gamificação os jogos sérios e os escape rooms, que têm tido evoluções nos últimos anos.
- Síndrome Visual do Computador em trabalhadores de escritório: um estudo de casoPublication . Alves, Mónica; Pina, Ana; Mateus, Catarina; Rodrigues, MatildeThis study aims to characterize the Computer Vision Syndrome (CVS) among the office employees of a social solidarity institution. A total of 102 workers, aged between 20 and 63 years, were included. The CVS-Q questionnaire was used to identify workers with CVS. In addition, personal and work aspects were characterized, namely gender, age, pre-existing eye diseases, number of years and hours/day of work with computer. The results showed that of the total number of workers evaluated, 60.6% had CVS. A higher prevalence of CVS was observed among female. However, no relationship was observed between the remaining variables under study and the CVS. The results of this study emphasize the importance of an intervention program at CVS level, in order to promote behaviors among workers that reduce its prevalence.
- Manual prático de Contactologia Básica IPublication . Dias , Libânia; Mateus, CatarinaA Contactologia apresenta como objetivo primordial a correção de uma ametropia, podendo ainda, em situações particulares, ser utilizada para reabilitação visual. Nos últimos tempos tem-se assistido a um número crescente de usuários e também à otimização do material e técnicas de fabrico, o que permitiu o alargamento da sua aplicabilidade. Para adaptar uma lente de contacto (LC) não basta ter conhecimento dos diferentes desenhos óticos e da disponibilidade de parâmetros existente no mercado, é preciso conhecer bem a anatomia e a fisiologia sobretudo relacionada com o segmento anterior do globo ocular. Para além disso é fundamental saber realizar todos os exames essenciais numa consulta de contactologia, analisá-los e integrá-los, chegando à escolha da LC indicada para cada indivíduo, adaptada às suas necessidades. É ainda essencial realizar o ensaio da lente, avaliando a sua adaptação e realizando ajustes se necessário, e proceder ao ensino da colocação e remoção da mesma. Trata-se de um processo complexo que deve ser realizado com conhecimento, rigor e segurança de modo a se concretizar uma adaptação de sucesso. Neste sentido foi realizado este Manual Prático de Contactologia Básica I, onde serão abordados todos os procedimentos pré-adaptação e técnicas a adotar durante o ensaio da LC selecionada. Este manual foi dividido em três partes, dando aos alunos do Curso de Licenciatura em Ortóptica da Escola Superior de Saúde do Porto um guia prático, com proposta de exercícios, de modo a organizarem o seu estudo e consolidarem conhecimentos.
- Manual prático de Eletrofisiologia OcularPublication . Mateus, Catarina; Dias , LibâniaA Eletrofisiologia Ocular permite-nos obter uma avaliação objetiva da função neuronal retiniana e da integridade funcional de todo o sistema visual, através da colocação estratégica de elétrodos. Trata-se de uma técnica de grande utilidade no diagnóstico e caracterização de diversas entidades clínicas em Oftalmologia. O Manual Prático de Eletrofisiologia Ocular visa proporcionar aos estudantes um guia de aspetos iminentemente práticos para a execução dos exames eletrofisiológicos mais pedidos na prática clínica, nomeadamente os Potenciais Evocados Visuais (PEV) com estímulos flash e pattern, o Eletrorretinograma (ERG) flash, pattern e multifocal e ainda o Eletro-oculograma (EOG). Serão, deste modo, descritos todos os procedimentos a adotar aquando da realização dos exames eletrofisiológicos referidos anteriormente, seguindo as normas e recomendações da International Society for Clinical Electrophysiology of Vision (ISCEV).
- Manual de casos clínicos IIPublication . Mateus, Catarina; Dias , Libânia; Santos, Ana RitaO Estágio de Aprendizagem em Ortóptica, que decorre no 4º ano curricular da Licenciatura em Ortóptica, visa a solidificação da aprendizagem adquirida ao longo do curso e que fundamenta todo o processo de atuação do Ortoptista nas suas diferentes áreas. O estágio é fundamental para proporcionar a formação de profissionais competentes, autónomos e aptos para o exercício clínico, através de uma aprendizagem vivencial em contexto real e monitorizada por Ortoptistas qualificados. É ainda essencial, durante este período, a realização de atividades que privilegiem o raciocínio clínico como complemento da formação in loco. Neste sentido, foi elaborado o Manual de Casos Clínicos II com o intuito de proporcionar aos estudantes o acesso a diferentes casos clínicos reais, os quais compreendem diversas metodologias de estudo funcional e estrutural do sistema visual. Pretende-se assim que este manual potencie a análise crítica de cada estudante como linha orientadora para o desenvolvimento de uma prática profissional de excelência. Deste modo, sugere-se a leitura atenta de cada caso apresentado, a análise e interpretação cuidada dos exames incluídos, sendo que para cada caso clínico deve ser realizado: 1) Enquadramento científico, fundamentando, por citações bibliográficas, as decisões referidas pelo estagiágio; 2) Encaminhamento dado ao utente; 3) Resumo, realçando o raciocínio clínico desenvolvido.