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- Livro de atas do IX Colóquio de FarmáciaPublication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, RitaLivro de Atas do “IX Colóquio de Farmácia”: “Envelhecimento e Saúde” da “9 th Pharmacy Academic Conference Proceedings” em Abril de 2013.
- O conceito da qualidade nos produtos à base de Ginkgo biloba comercializados em PortugalPublication . Pinho, Cláudia; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Ferraz Oliveira, Rita; Santos, Marlene; Cruz, AgostinhoO extracto de Ginkgo biloba é o produto fitoterápico mais vendido na Europa. Em Portugal e muitos países, a maioria dos produtos à base de plantas são comercializados como suplementos alimentares, não estando garantidos, parâmetros de qualidade, segurança e eficácia. Realizouse um estudo, com recolha de informações, tendo por base uma amostra de 50 produtos à base de ginkgo. Da análise, verificou-se que 94% podiam ser encontrados à venda na internet, e desse total, 89% possuíam informação on-line quanto à composição. Apenas 40% referem a utilização do extracto padronizado de ginkgo e muitos recomendam doses superiores às referidas como terapêuticas.
- Risk of children’s dermal exposure to Galaxolide through personal care productsPublication . Correia, Patrícia; Cruz, Agostinho; Santos, Lúcia; Alves, ArmindaGalaxolide is the most used fragrance since the early 1990s, and it has been largely detected in environmental and biological matrices. This polycyclic musk is present in almost all of our daily products, so the risk of human exposure is substantial, as it had been proved by its detection in human tissues and fluids. Due to the lack of information about the concentrations found in consumer products, monitoring data is needed for exposure assessment purposes. Dermal contact, mostly by personal care products, seems to be the major route of human exposure to galaxolide, and, due to the immaturity of young children’s skin, exposure consequences can be worse in this population. The main objective of this study was to evaluate galaxolide levels in personal care products used by children of Oporto (Portugal), aged 0–5 years, and relate it with consumer habits. Consumer patterns were obtained through 250 questionnaires to caregivers of Oporto children. The 79 most used products were extracted by a dispersive solid phase extraction methodology known as QuEChERS and galaxolide was determined by High Performance Liquid Chromatography (HPLC) with fluorescence detection. The concentrations ranged between 0.001 ± 0.001 mg·kg−1, on a baby wipe, and 300.480 ± 8.819 mg·kg−1, on glycerin soap, which may correspond to an estimated daily dermal exposure of 277.10 ± 0.02 µg·day−1 on the population of Oporto children. This value is in the range of the results observed for adults, although no information of toxicological risk for children is available.
- Stability of paediatric oral diazepam suspensionsPublication . Marinho, Patrícia; Correia, Patrícia Carla dos SantosCurrently, hospital pharmacies prepare formulations that aim to adjust the medication to the needs of each patient when the pharmaceutical industry is not able to respond to those needs. One of the formulations produced in the hospital pharmacy is the diazepam suspension 0.4 mg/ml for paediatric use, obtained from diazepam tablets. However, the use of tablets or powders in oral liquid formulations may alter the stability of the active ingredients. Therefore, these formulations should be submitted to stability studies. Nevertheless, the information on the stability of manipulated oral suspensions is scarce, so this study is relevant.
- Chemical and microbiological stability study of a diazepam suspensionPublication . Rocha, J; Ribeiro, T; Correia, Patrícia Carla dos SantosIntroduction: Drugs produced by pharmaceutical industry are limited to some dosages and forms that do not cover all therapy needs. Thus, the compounding drugs appear as a custom solution for several situations. One of those formulations is the diazepam suspension, produced in some hospitals with an empirical expiration date of 14 days.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos docentesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos lecionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos docentes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online. Verificou-se uma percentagem de respostas de 58,5%. A análise global da opinião dos docentes tende para a estrutura semestral (semestral: 63,2%; trimestral: 31,6%). A tendência para esta estrutura curricular pode ser justificada pela percepção dos docentes acerca da aquisição de competências, consolidação das aprendizagens, tempo dedicado ao estudo/actividades extra-curriculares e interesse dos estudantes e, fadiga dos docentes, observando-se uma associação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a escolha da estrutura e cada uma destas variáveis. Não foi encontrada associação entre a escolha da estrutura curricular e a lecionação a outros cursos. Pelos dados obtidos, e na opinião dos docentes do curso, a estrutura trimestral é preterida em relação à estrutura semestral.
- A farmácia caseira como estratégia pedagógica em farmacologia aplicadaPublication . Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, AgostinhoO ensino da Farmacologia é transversal a várias Licenciaturas nas Ciências e Tecnologias da Saúde. Com diferentes focos, ou com distintos graus de complexidade, é comum observar-se a inclusão desta unidade curricular nos planos de estudo. a aprendizagem da Farmacologia envolve muito mais que uma simples memorização. Requer a compreensão de mecanismos de acção, efeitos adversos, adequação de formas farmacêuticas ou vias de administração. O processo de ensino-aprendizagem da Farmacologia nestas Licenciaturas, não sendo esta uma unidade curricular core dos planos de estudos, pode ser no ser dificultada, especialmente se os estudantes não reconhecerem a relevância da Farmacologia na sua formação e futura profissão. Adicionalmente, pelo facto de a Farmacologia englobar um espectro alargado de informação, os estudantes muitas vezes atribuem um rótulo de dificuldade exagerado à partida. Neste sentido, a utilização de processos de ensino-aprendizagem alternativos, como a “Farmácia Caseira” surgem com o objectivo de dinamizar o ensino da farmacologia e envolver os estudantes no processo de aprendizagem. Nesta actividade os estudantes trabalham em grupo para recolher informação e analisar, com base em critérios pré-definidos, os medicamentos que compõem a Farmácia Caseira de cada agregado familiar. Esta actividade, que tem sido utilizada em vários cursos de Licenciatura da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, promove o entendimento de conceitos fundamentais de Farmacologia, e ao mesmo tempo, motiva uma análise critica e informada dos medicamentos presentes nas habitações de cada agregado. Simultaneamente, a apresentação oral dos resultados e posterior debate promove a partilha de ideias e desconstrução de conceitos. Com o intuito de avaliar o impacto desta estratégia, foi disponibilizado um questionário de avaliação aos estudantes de Licenciatura que participaram nesta atividade. Os resultados apontam para um reconhecimento por parte do corpo discente, da importância e impacto desta estratégia pedagógica na aprendizagem e na motivação. A equipa docente, reconhecendo as mais-valias e limitações inerentes a esta estratégia, continuará a promover e disseminar a sua aplicação, nomeadamente pela inclusão de produtos de saúde e terapêuticas não convencionais.
- The limitations of medicinal package leafletsPublication . Izidoro, Ana P.; Correia, PatríciaIt is known that, in order to solve most of the existing health problems, it is often fundamental that a pharmacological approach exists. For this reason, patients must be adequately informed about their health status and about the medicines they are using. One of the most important resources of medicines information, available for patients, is the information leaflet. It provides a set of understandable information and should contribute to the appropriate and safe use of information, complementing the information given by health professionals. However, the content appears to be quite complex or too technical and the text is very dense and with a reduced font size, making it intimidating and difficult to read. The main objectives of this study are: to identify if users read the information leaflet and whether reading frequency is associated with the importance they attribute to it; and to identify the limitations attributed by the respondents to information leaflets and possible relationships with the socio-demographic characteristics of the population.
- Práticas pedagógicas com simulação no ensino da saúde: aprendizagem baseada em casos reais e avaliação em ROLE-PLAYPublication . Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, AgostinhoA aprendizagem baseada em casos (Case Based Learning ou CBL) tem sido uma estratégia de eleição no processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde, desde a implementação do processo de Bolonha. Esta estratégia foi incorporada num esforço para preparar futuros Profissionais para o desafio e as exigências da profissão, em especial, a prestação de cuidados de qualida de ao paciente. O objetivo da utilização de casos clínicos consiste em apresentar ao aluno um cenário tão próximo quanto possível aos que pode encontrar na sua vida profissional, procurando encontrar soluções razoáveis e viáveis. Um caso clínico não deve dar respostas. Pelo contrário, deve levantar questões e permitir que os estudantes desenvolvam o processo de tomada de decisão. Através desta metodologia, pretende-se que o estudante trabalhe de forma colaborativa com os seus pares na elaboração de hipóteses, justificação das opções e reflexão das atitudes tomadas. Outros benefícios desta metodologia já descritos incluem, o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca; o incentivo à auto-avaliação e reflexão crítica, e a integração de saberes teóricos e práticos. Paralelamente ao desenvolvimento de competências técnico-científicas são também desenvolvidas competências de comunicação, integrando o role-play, em situações de avaliação formativa e sumativa. Com este trabalho pretendemos partilhar experiências no desenvolvimento e implementação destas metodologias, nomeadamente ao nível da construção dos casos, elaboração dos referenciais de avaliação e análise dos resultados de implementação.
- Livro de atas do X Colóquio de FarmáciaPublication . Cruz, Agostinho; Cunha, Agostinho; Oliveira, Ana Isabel; Jesus, Ângelo; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Ferraz Oliveira, RitaO tema do colóquio centra-se na Qualidade e Segurança em Farmácia pretendendo dar a conhecer a estudantes e profissionais temas como a gestão da terapêutica e segurança nos cuidados de saúde; a segurança do doente: práticas de intervenção em farmácia; qualidade, segurança e eficácia dos produtos naturais; tecnologia na segurança do utente e segurança, qualidade e racionalização de recursos em farmácia.