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  • Resolução de Problemas e Educação Financeira: que relações?
    Publication . Fernandes, Dárida
    Num projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto foi colocada uma questão-problema que relacionava a resolução de problemas do quotidiano das crianças com o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Traçou-se uma metodologia adequada ao estudo, tendo sido desafiados os estudantes do 5.º ano a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos e a mobilizar conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que os problemas criados, os materiais didáticopedagógicos diferenciados utilizados, como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos foram fundamentais não só para o envolvimento das crianças neste projeto, como também para os estimular para a aprendizagem e para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Assim, esta comunicação pretende partilhar alguns dos resultados obtidos e refletir sobre as potencialidades do projeto relativamente ao aprofundamento de conteúdos relacionados com a Educação Financeira e à aprendizagem da Matemática numa perspetiva de educação para(com) a cidadania.
  • Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira
    Publication . Fernandes, Dárida
    Esta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de Território Educativo de Intervenção Prioritária. Partindo-se da questão-problema: “De que forma a resolução de problemas relacionados com o quotidiano da criança no ensino da Matemática contribui para o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico?” traçou-se uma metodologia adequada ao estudo em causa. Assim, os estudantes do 5.º ano foram desafiados a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos, mas também a desenvolver conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que foram construídos materiais didático-pedagógicos criativos como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos tendo sido fundamentais, não só para o envolvimento das crianças neste projeto, mas também para as estimular a desenvolver o gosto pela Matemática. No final deste trajeto tornou-se possível responder afirmativamente à questão de investigação mencionada anteriormente uma vez que existiram fortes indícios (obtidos através de diferentes instrumentos de recolha de dados) de que é possível o desenvolvimento da Educação Financeira através da resolução de problemas matemáticos em contexto e relacionados com o quotidiano da criança.