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Angélico Gonçalves, Maria José

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  • Planeamento, estratégia e metodologias para o desenvolvimento e implementação de parques de ciência e tecnologia
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico
    Planeamento, estratégia e metodologias para o desenvolvimento e implementação de parques de ciência e tecnologia
  • Metodologia information engineering James Martin
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico
    Metodologia information engineering James Martin
  • Exploring the Iinnovative aspects of CV distributed ledgers based on blockchain
    Publication . Silva, F. O.; Pereira, Rui Humberto; Gonçalves, Maria José Angélico; Silva, Amélia Ferreira Da; Moreira Silva, Manuel
    Blockchain is a distributed ledger technology aimed at decentralization and transparency. A blockchain record is immutable, which means that once created by an entity, no other can change what enables legitimacy checking. These are key features to ensure the accuracy of records with sensitive information such as the issuance of records of competencies and qualification certificates when issued by certified entities (education institutions, professional formation schools, companies, etc.). This paper aims to identify the most innovative aspects in CV records management systems based on a blockchain paradigm. In order to engage this objective, an assertive literature review of the CORDIS (The Community Research and Development Information Service (https://cordis.europa.eu/)) database was performed and discussed. The results are depicted and enable orientations to future work.
  • Editorial
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Toledo de Sousa, Áurea Sousa; Moreira Silva, Manuel; Bon Vecchio, Fabrizio
    Organizado pelo Instituto Ibero-americano de Compliance(IIAC) e pelo Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), o Congresso Luso-brasileiro de Gestão e Conformidade (CLBGC 2021) surgiu com o propósito de fomentar atualizações e perceções mais recentes e urgentes nas áreas de Gestão, Governança, Compliancee Conformidade, visando as melhores práticas para a mitigação de riscos, implementação de programas de conformidade e prevenção de crises. Pretendemos, com este evento, ter um panorama mais aprofundado do atual estado da arte dos temas sobre os quais os pesquisadores se debruçaram.
  • Inteoperabilização dos Resultados de Aprendizagem: Um estudo de caso
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Pimenta, Pedro; Braga, Luís; Pérez Cota, Manuel
    Atualmente, fala-se de sociedade da informação e do conhecimento, de globalização, de inovação, e, mais particularmente, de competências, de resultados aprendizagem e do Processo de Bolonha. As áreas de conhecimento interligam-se e as mudanças acontecem a um ritmo impressionante. O objetivo deste trabalho reside no desenvolvimento de um modelo de identificação e classificação de competências e resultados de aprendizagem, baseado nos documentos oficiais das Unidades Curriculares (UC) de um curso de Ensino Superior. O resultado da aplicação deste modelo, disponível na Web Semântica, vai permitir interoperabilizar os Resultados de Aprendizagem (RA) do caso de estudo, potenciando assim a mobilidade de docentes e discente no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) e países terceiros.
  • Virtual learning environments: formal environments vs informal environments
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Camarinha, Ana P.; Abreu, António; Braga, Inês
    Society is constantly evolving and has so many repercussions on a social level as well as within personal and professional life. Information Technology (IT) has an increasing impact, bringing new challenges and paradigms to Education, by combining formal and informal environments in the communication that takes place between teachers and students, as well as between themselves. Nowadays, in education, the use of a an informal communication environment is increasingly verified in parallel with the formal environments already implemented. Teachers present challenges in the Learning Management System (LMS), but give students the freedom to use tools in less formal environments, as long as they meet with the stated objectives. The synergy between these two tools promotes learning environments with a social and interactive presence, one that is able to promote student success in virtual environments. This article presents an exploratory study of the use of platforms to support traditional teaching, such as social networks and LMS, using methods and pedagogical approaches that value the experimentation, discovery, research and integration of knowledge and skills. The purpose of this article is to identify the functionalities of each of the tools that promote the improvement of these environments in both formal and informal learning situations. The methodology used to reach the objective, besides the review of the literature, is based on an exploratory study, using research and interviews.
  • ALE - advanced learning environments: work-based learning
    Publication . P. Camarinha, Ana; Gonçalves, Maria José Angélico; Abreu, António; Braga, Inês
    Com o aumento do conhecimento e o progresso tecnológico da sociedade, as Tecnologias da Informação (TI) no desenvolvimento educacional têm sido reconhecidas mundialmente como prioritárias, a fim de apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico, alcançar alcance universal e ampliar o conhecimento, bem como facilitar a educação ao longo da vida. Passamos da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, fornecendo meios pedagógicos modernos intuitivos e envolventes para que os alunos aprendam sozinhos. Existe, no entanto, uma componente essencial do saber-fazer que muitas vezes só é adquirida no mercado de trabalho, ou quando o ensino envolve actividades práticas do mundo real, o que não é comum nos cursos de primeiro ciclo (Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), nível 6). Em Portugal, no nível 4 do QEQ, equivalente ao ensino secundário, existem cursos profissionais especializados destinados a formar pessoas para uma vida profissional ativa muito mais cedo, sem a exigência curricular e científica que é normal no ensino superior. Em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, foram implementados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais correspondentes ao nível 5 do QEF. Estes cursos têm a propriedade de exigir um estágio obrigatório de 6 meses pela instituição de ensino superior que se realiza em empresas e organizações que exercem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara e que têm as qualificações do formando. Em cada um desses níveis de ensino os objetivos e metodologias de aprendizagem são diferentes e, portanto, os resultados também são diferentes. Hoje em dia, estamos tentando entender como o treinamento em ambientes do mundo real é importante para melhorar o aprendizado. O objetivo do nosso projeto é avaliar o impacto da mudança, enfatizando a inter-relação de organização, currículo, infraestrutura, pedagogia e práticas na construção do ambiente de ensino e aprendizagem (ELT). Este estudo basear-se-á na análise dos currículos, metodologias, durabilidade e competências adquiridas em cada um dos diferentes níveis, a fim de avaliar a pertinência da combinação de estratégias existentes nos diferentes percursos, podendo passar pela necessidade de reformular a realidade atual, quer introduzindo mudanças, quer aumentando os métodos pedagógicos ou os conhecimentos, com vistas a uma formação mais completa e próxima do mercado de trabalho sem descurar toda a formação essencial ao indivíduo e ao seu desempenho profissional.
  • Leadership challenges in the context of university 4.0. A thematic synthesis literature review
    Publication . Rocha, Álvaro; Gonçalves, Maria José Angélico; Ferreira da Silva, Amélia; Teixeira, Sandrina; Silva, Rui
    Supported by an environment that is increasingly immersed in digital transformation, universities are facing important organizational changes in both tangible and intangible structures. Digital transformation isn’t all about technology, there is a human side of the story. Leadership is seen as a key issue in any process of change. However, leaders of professional and knowledge-based institutions, like universities, face special demands. The present article aims to synthesize what has been investigated about leadership in the context of University 4.0. A systematic approach was adopted in conducting the literature review. The main body of the article focuses on illustrating five thematic clusters grounded in the literature and identifying co-citation network of each cluster using bibliometrics. Results demonstrate that this is an emerging theme. This paper is the first attempt to systematically review all research that so far has been made available in the broad field of leadership in University 4.0.
  • As tecnologias no contexto educativo: Identificação e classificação dos resultados de aprendizagem usando a web semântica
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico
    As tecnologias no contexto educativo: identificação e classificação dos resultados de aprendizagem usando a web semântica
  • E-partilha: desenvolvimento e utilização de um repositório de objectos de aprendizagem
    Publication . Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto; Pérez Cota, Manuel
    Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos educativos, normalmente designados por Learning Objects, que podem suportar a aprendizagem à distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as instituições de ensino têm de enfrentar. Sendo dispendiosos, a reutilização e a partilha tornam-se, assim, uma necessidade premente. Este artigo apresenta um Learning Object Repository que tem como objectivo armazenar, disseminar e manter acessíveis Learning Objects.