Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • The management of student´s virtual money – sensibilisation and learning for life
    Publication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Castro, A.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, António
    The advanced technological age, marketing and society of the abundance in which we live, have a strong influence on the consumption and eating habits of the children. Every day in schools, these little human beings make autonomous choices and their parents, despite seeking to control and know their actions, cannot do it entirely for many reasons. The study was carried out in a group of the fifth grade and their results were subjected to a descriptive and inferential analysis, in which the purpose was to study the relation of some of the variables in question. The conclusions point for example to the parents' lack of knowledge in what concerns the type of consumption and on how their students spend their money. So it can be said that the role of the school in raising responsible citizens in managing their money is a necessary and continuous learning throughout the school life.
  • Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais
    Publication . Couto, Ângela; Barbot, António; Maia-Lima, Cristina; Pinto, Alexandre; Nascimento, J.
    Vários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos uma maior envolvência no processo de aprendizagem, mas são pouco utilizadas em contexto de sala de aula/laboratório. Esta investigação, através do desenvolvimento de duas Unidades Didáticas, pretendeu estudar o impacto da utilização do Arduino e de sensores no ensino e na aprendizagem de conteúdos presentes no programa de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas diversas experiências que comportavam três etapas: exploração e partilha da informação recolhida, a parte experimental e as conclusões finais, em grande grupo, que articulavam as pesquisas e as observações realizadas com os referenciais teóricos. Foi possível perceber que a metodologia de trabalho utilizada e o Arduino podem contribuir para o desenvolvimento de momentos de aprendizagem significativos em alunos desta faixa etária e são importantes para que estes possam observar diretamente alguns fenómenos da natureza.
  • Olhar ou ver o consumo e os gastos que os alunos fazem na escola
    Publication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Barbot, António; Castro, A.; Pinto, A.
    O dinheiro influencia fortemente a conduta humana, pelo que é fundamental, desde cedo, ensinar a criança a fazer a sua gestão de uma forma consciente. Este estudo tenta conhecer, no contexto escolar, os consumos e os gastos efetuados pelos alunos de uma turma de 5º ano e perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. As conclusões obtidas indicam que os participantes fazem uma gestão autónoma do seu dinheiro, mas, o envolvimento neste projeto contribuiu para uma diminuição dos seus gastos e para um consumo de alimentos saudáveis em maior quantidade
  • Os animais: um percurso de exploração em contexto de creche
    Publication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barbot, António; Pinto, Alexandre; Vale, Ana Lídia; Marçal, Ana; Pedrosa, Ana Sofia; Fonseca, Margarida
    No presente artigo apresenta-se e discute-se uma proposta didática que dá relevância à importância das Ciências (Naturais e Humanas e Sociais) enquanto suporte às atividades das crianças de exploração do mundo que as rodeia.
  • Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no apoio à transição do Concreto para o Abstrato
    Publication . Silva, Maria João; Lopes, J. Bernardino; Barbot, António
    Apresentam-se e analisam-se os contributos de 4 estudos de caso para a compreensão do potencial da utilização sinérgica dos sentidos e de sensores no apoio à transição do pensamento concreto para o abstrato, em contextos de ensino experimental das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico. Recolheram-se e analisaram-se evidências de desenvolvimento da abstração sobre tópicos de considerável complexidade, como os de biodiversidade, ser vivo, temperatura e frequência cardíaca.