Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Angela Couto_2017 (4).pdf557.19 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Vários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos uma maior envolvência no processo de aprendizagem, mas são pouco utilizadas em contexto de sala de aula/laboratório. Esta investigação, através do desenvolvimento de duas Unidades Didáticas, pretendeu estudar o impacto da utilização do Arduino e de sensores no ensino e na aprendizagem de conteúdos presentes no programa de Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foram realizadas diversas experiências que comportavam três etapas: exploração e partilha da informação recolhida, a parte experimental e as conclusões finais, em grande grupo, que articulavam as pesquisas e as observações realizadas com os referenciais teóricos. Foi possível perceber que a metodologia de trabalho utilizada e o Arduino podem contribuir para o desenvolvimento de momentos de aprendizagem significativos em alunos desta faixa etária e são importantes para que estes possam observar diretamente alguns fenómenos da natureza.

Description

Keywords

Trabalho experimental Ciências Naturais Sensores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License