ESEIG - DM - Direção Hoteleira
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- Turismo ativo na Madeira: contributo para a rentabilidade de unidades de turismo no espaço ruralPublication . França, Jaqueline Rosa Andrade de; Brandão, Ana FilipaA atividade turística na ilha da Madeira desempenha um papel primordial na economia da região e é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento regional. Contudo, na última década o Governo Regional da Madeira identificou a necessidade de apostar em produtos diversificados, principalmente em áreas rurais e espaços naturais, para complementar os principais produtos turísticos já existentes e consolidados. As potencialidades da ilha da Madeira para a prática de atividades desportivas sempre foram reconhecidas pelas entidades governamentais e pela comunidade local, porém só nos últimos anos é que surgiu a necessidade de promover estes segmentos alternativos. Esta trabalho procura explorar a possibilidade de uma aposta mais eficaz no turismo ativo como forma de captação de novos públicos, como também para a melhoria de infraestruturas e equipamentos de apoio à prática das atividades relacionadas. Outro dos principais objetivos da investigação incide sobre a caracterização da economia do turismo desportivo na Madeira, atual e potencial, bem como os seus efeitos multiplicadores, nomeadamente ao nível do alojamento. O presente trabalho de investigação começa por teorizar, através da revisão bibliográfica toda a temática envolvente ao turismo ativo e turismo no espaço rural. A primeira fase do trabalho é dedicada à teorização de toda a problemática que envolve estes tipos de turismo e atividades inerentes. Na segunda fase da investigação aborda-se os principais procedimentos metodológicos adotados e implementados ao longo da investigação através de conteúdos teóricos extraídos da revisão bibliográfica. A última parte da investigação apoia-se numa abordagem preliminar com base num questionário direcionado para os turistas que se encontram em áreas rurais na ilha da Madeira. Esta abordagem decorre de um trabalho de campo realizado na ilha da Madeira, a uma amostra de cento e noventa e quatro turistas, cujo propósito passa por aferir de que forma uma aposta eficaz no turismo ativo pode contribuir para a rentabilização de unidades de turismo no espaço rural.
- Marketing interno nos estabelecimentos hoteleiros: a aplicabilidade do marketing interno como forma de obtenção de qualidade de serviço ao clientePublication . Oliveira, Andreia Maia de; Oliveira, Mónica; Silva, SusanaO objetivo principal desta dissertação é estudar a influência do Marketing Interno no grau de motivação, satisfação e fidelização do colaborador. Pretende-se uma abordagem ao nível operacional, que fortemente influencia o mercado hoteleiro e que o condiciona nas estratégias de gestão dos recursos humanos e na retenção do colaborador, analisando a inter-relação entre comunicação e motivação e o seu impacto global sobre o desempenho do colaborador. A amostra neste estudo são colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas do Porto e Norte de Portugal e foi realizado através da aplicação de um questionário. Através da aplicação deste questionário podemos aferir a aplicabilidade do marketing interno nas estruturas hoteleiras, em especial numa perspetiva de comunicação versus motivação. Os resultados demonstram a forte correlação entre estes dois fatores (comunicação e motivação) e evidenciam que uma comunicação efetiva por parte dos gestores leva a um elevado grau de motivação, potencia a qualidade e perspetiva uma melhor imagem da organização percebida pelo colaborador.
- Online travel agencies: fatores de influência na decisão de compra do turista no mercado do Porto e Norte de PortugalPublication . Pinto, Ivete Octávia Monteiro; Ribeiro, Joaquim; Castro, ConceiçãoO e-commerce revolucionou a forma como os turistas planeiam as viagens e fazem as reservas de alojamento. Perante estes novos hábitos, as vendas online de produtos turísticos sofreram um aumento considerável nas últimas décadas e, consequentemente, o processo de pré, durante e pós compra de viagens sofreu alterações. Existe, portanto, uma necessidade por parte dos diversos canais de reserva turísticos de acompanhar estas novas tendências e assim ganharem representatividade no setor. A emergência das Online travel agencies tornou-se um fenómeno global e atualmente representam uma grande percentagem nas vendas de alojamento online, assim como de outros produtos turísticos. Com estes canais de vendas, os turistas, além de reservar online, têm a oportunidade de fazer pesquisas na área desejada, assim como comparar os diversos produtos disponíveis. O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento de compra de alojamento através das OTAs (Booking.com e Expedia.com) na região do Porto e Norte de Portugal e qual o fator que exerce maior influência na decisão de compra, assim como compreender se o grau de importância dada aos fatores se altera de acordo com as características sociodemográficos e económicos ou características das viagens. Os fatores analisados no decorrer deste estudo foram o preço, promoções, online reviews e fotos. Para a realização desta análise foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de turistas que efetuaram as suas reservas de alojamento através das OTAs, e que tenham visitado ou pretendam visitar a zona do Porto e Norte de Portugal. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos turistas efetuam as suas reservas através das OTAs, principalmente no Booking.com, uma vez que consideram o portal de fácil navegação e com melhores preços que a concorrência. Os resultados, ao longo deste estudo, sugerem que o fator mais importante na compra de alojamento no Porto e Norte de Portugal através das OTAs é o preço, embora o processo de compra seja complexo, e todos aqueles fatores exercem um peso significativo no processo.