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ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 2000 (Nº 2)

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Recent Submissions

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  • Poderão os professores aprender com os músicos populares?
    Publication . Green, Lucy
    Neste artigo a autora coloca a questão das enormes discrepâncias entre os tipos de aprendizagem proporcionados no âmbito da Educação Musical formal e no contexto informal. Especificamente a Música Popular é abordada em termos da sua atracção junto dos mais jovens, chamando a atenção para o facto de a escola negligenciar a aquisição de técnicas e de conhecimento nesta área. A investigação desenvolvida pela autora neste domínio é descrita e discutida tendo em conta atitudes e valores dos próprios músicos populares face à música e às capacidades musicais.
  • Identidade de género, experiência musical e escolaridade
    Publication . Green, Lucy
    Este artigo é um resumo dos tópicos mais importantes no livro da autora Music, Gender and Education. Trata-se, assim, de uma panorâmica e de um nível de generalização quanto a normas em grande escala e a tendência da prática musical que são abordadas com mais detalhe no livro
  • O conto de um elefante: explorando o Quê, o Quando, o Onde. O Como e o Porquê da criatividade
    Publication . Barrett, Margarett
    Este artigo introduz o conceito da criatividade a partir da sua utilização nos mais variados domínios do conhecimento e actividade humanas, providenciando uma panorâmica conceptual tendo em conta várias teorias e abordagens. Especifica o tema quanto à forma como vem sendo tratado na investigação nas áreas artísticas, centrando-se no sujeito criativo, no processo criativo e no produto criativo. Finalmente, estabelece alguns critérios susceptíveis de interessar aos professores de música na planificação curricular de actividades musicais tendentes a promover a criatividade.
  • Metodologias qualitativas de investigação em Educação Musical
    Publication . Bresler, Liora
    Neste artigo são abordadas as questões gerais que respeitam às Metodologias Qualitativas de Investigação em geral e em Educação Musical em panicular. Proporciona-se o seu enquadramento na Investigação vs. Metodologias Quantitativas, traçando a sua origem filosófica, conceito de realidade, etnografia e biografia. Especificamente em relação à Educação Musical, discutem-se métodos e critérios no que toca à recolha e análise de dados bem como problemas de ética e critérios de qualidade.
  • Editorial do numero 2
    Publication . Mota, Graça
    Editorial