ESE – DPRM – Didática do Português na Era Digital
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Recent Submissions
- A aprendizagem da leitura e os recursos digitaisPublication . Oliveira, Rosa Cristina Barbosa Fernandes dos Santos; Batista, Maria Adriana da CostaO presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do Mestrado em Didática do Português na Era Digital, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procura dar resposta à questão “De que forma os recursos digitais podem influenciar o processo de ensino e aprendizagem da leitura?” Assumindo que o ensino da leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das competências linguísticas e no acesso ao conhecimento, compreender os métodos utilizados no processo de alfabetização e analisar a sua eficácia afiguram-se essenciais para aprimorar as práticas educativas e promover melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Este estudo procura contribuir para o avanço do conhecimento no campo dos recursos digitais na área da alfabetização, propondo reflexões sobre o ensino da leitura, assim como o melhoramento das práticas educativas associadas a este domínio. A utilização dos recursos e plataformas digitais acabam por revolucionar a aprendizagem dos alunos, tornando os ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais de forma a preparar os alunos para a vida ativa. A utilização deste tipo de recursos também tem um grande impacto na atividade docente, exigindo uma grande capacidade de adaptação, com desafios aliciantes.
- Os desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoalPublication . Queiroz, Marta Marisi Carvalho da Silva; Costa, José AntónioEsta dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino da produção de textos a alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS) no ensino secundário, com enfoque no género textual relato pessoal. A pesquisa é fundamentada na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que valoriza a interação social como componente central do processo de aprendizagem. Realizada em um contexto escolar, a experiência buscou promover a inclusão e o desenvolvimento das competências de linguagem dos alunos, utilizando uma sequência didática adaptada. Os principais desafios enfrentados pelos alunos – como dificuldades de coesão, organização narrativa e expressão de emoções – foram abordados por meio de práticas pedagógicas ajustadas, como atividades de reflexão metalinguística, guiões estruturados e a integração de recursos visuais. Os resultados evidenciam o potencial pedagógico do relato pessoal para fortalecer a autoperceção e a expressão dos alunos, oferecendo-lhes um espaço de desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.