Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Marta Queiroz_2024.pdf4.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino da produção de textos a alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS) no ensino secundário, com enfoque no género textual relato pessoal. A pesquisa é fundamentada na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que valoriza a interação social como componente central do processo de aprendizagem. Realizada em um contexto escolar, a experiência buscou promover a inclusão e o desenvolvimento das competências de linguagem dos alunos, utilizando uma sequência didática adaptada. Os principais desafios enfrentados pelos alunos – como dificuldades de coesão, organização narrativa e expressão de emoções – foram abordados por meio de práticas pedagógicas ajustadas, como atividades de reflexão metalinguística, guiões estruturados e a integração de recursos visuais. Os resultados evidenciam o potencial pedagógico do relato pessoal para fortalecer a autoperceção e a expressão dos alunos, oferecendo-lhes um espaço de desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.
The research is based on the Sociodiscursive Interactionism (SDI) perspective, which emphasizes social interaction as a central component of the learning process. Conducted in a school setting, the experience aimed to promote inclusion and the development of students' language skills through adapted didactic sequences. The main challenges faced by students – such as cohesion difficulties, narrative organization, and emotional expression – were addressed through tailored pedagogical practices, including linguistic support, structured guides, and the integration of visual resources. The results highlight the pedagogical potential of personal narratives in strengthening students' self-awareness and expression, providing a space for cognitive, linguistic, and social development.

Description

Keywords

Ensino da escrita Necessidades adicionais de suporte (NAS) Género textual relato pessoal Interacionismo sociodiscursivo (ISD) Educação especial Teaching writing Additional support needs Textual genre personal report Socio-discursive interacionism Special education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License