Publication
Os desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, José António | |
dc.contributor.author | Queiroz, Marta Marisi Carvalho da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T16:52:20Z | |
dc.date.available | 2025-01-06T16:52:20Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino da produção de textos a alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS) no ensino secundário, com enfoque no género textual relato pessoal. A pesquisa é fundamentada na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que valoriza a interação social como componente central do processo de aprendizagem. Realizada em um contexto escolar, a experiência buscou promover a inclusão e o desenvolvimento das competências de linguagem dos alunos, utilizando uma sequência didática adaptada. Os principais desafios enfrentados pelos alunos – como dificuldades de coesão, organização narrativa e expressão de emoções – foram abordados por meio de práticas pedagógicas ajustadas, como atividades de reflexão metalinguística, guiões estruturados e a integração de recursos visuais. Os resultados evidenciam o potencial pedagógico do relato pessoal para fortalecer a autoperceção e a expressão dos alunos, oferecendo-lhes um espaço de desenvolvimento cognitivo, linguístico e social. | pt_PT |
dc.description.abstract | The research is based on the Sociodiscursive Interactionism (SDI) perspective, which emphasizes social interaction as a central component of the learning process. Conducted in a school setting, the experience aimed to promote inclusion and the development of students' language skills through adapted didactic sequences. The main challenges faced by students – such as cohesion difficulties, narrative organization, and emotional expression – were addressed through tailored pedagogical practices, including linguistic support, structured guides, and the integration of visual resources. The results highlight the pedagogical potential of personal narratives in strengthening students' self-awareness and expression, providing a space for cognitive, linguistic, and social development. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203783336 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26989 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Ensino da escrita | pt_PT |
dc.subject | Necessidades adicionais de suporte (NAS) | pt_PT |
dc.subject | Género textual relato pessoal | pt_PT |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo (ISD) | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Teaching writing | pt_PT |
dc.subject | Additional support needs | pt_PT |
dc.subject | Textual genre personal report | pt_PT |
dc.subject | Socio-discursive interacionism | pt_PT |
dc.subject | Special education | pt_PT |
dc.title | Os desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Didática do Português na Era Digital | pt_PT |