Repository logo
 
Publication

Os desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António
dc.contributor.authorQueiroz, Marta Marisi Carvalho da Silva
dc.date.accessioned2025-01-06T16:52:20Z
dc.date.available2025-01-06T16:52:20Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEsta dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino da produção de textos a alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS) no ensino secundário, com enfoque no género textual relato pessoal. A pesquisa é fundamentada na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que valoriza a interação social como componente central do processo de aprendizagem. Realizada em um contexto escolar, a experiência buscou promover a inclusão e o desenvolvimento das competências de linguagem dos alunos, utilizando uma sequência didática adaptada. Os principais desafios enfrentados pelos alunos – como dificuldades de coesão, organização narrativa e expressão de emoções – foram abordados por meio de práticas pedagógicas ajustadas, como atividades de reflexão metalinguística, guiões estruturados e a integração de recursos visuais. Os resultados evidenciam o potencial pedagógico do relato pessoal para fortalecer a autoperceção e a expressão dos alunos, oferecendo-lhes um espaço de desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.pt_PT
dc.description.abstractThe research is based on the Sociodiscursive Interactionism (SDI) perspective, which emphasizes social interaction as a central component of the learning process. Conducted in a school setting, the experience aimed to promote inclusion and the development of students' language skills through adapted didactic sequences. The main challenges faced by students – such as cohesion difficulties, narrative organization, and emotional expression – were addressed through tailored pedagogical practices, including linguistic support, structured guides, and the integration of visual resources. The results highlight the pedagogical potential of personal narratives in strengthening students' self-awareness and expression, providing a space for cognitive, linguistic, and social development.pt_PT
dc.identifier.tid203783336
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26989
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino da escritapt_PT
dc.subjectNecessidades adicionais de suporte (NAS)pt_PT
dc.subjectGénero textual relato pessoalpt_PT
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivo (ISD)pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectTeaching writingpt_PT
dc.subjectAdditional support needspt_PT
dc.subjectTextual genre personal reportpt_PT
dc.subjectSocio-discursive interacionismpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.titleOs desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didática do Português na Era Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marta Queiroz_2024.pdf
Size:
4.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: