ISCAP - Ciências Sociais - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Guia prático de referências bibliográficas e citações: APAPublication . Valente, IolandaO Guia prático de referências bibliográficas e citações: APA é a segunda publicação da “Coleção guia prático” elaborada pelo CDI. Na 6ª edição Manual APA podemos verificar como citar, transcrever e fazer referências bibliográficas. Com esta publicação, pretende-se que a comunidade Iscapiana, tenha de uma forma esquematizada acesso às regras da do Manual da APA. Para que o manual fosse de consulta rápida e simples, optou-se por a utilização de quadros, nos quais estão expostas as regras seguidas de exemplos. A consulta deste guia não dispensa a consulta da 6ª edição do Publication manual of the American Psychological Association.
- O ciclo do satisfatório na gestão de terminologia das empresas internacionalizadasPublication . Albuquerque, Alexandra
- Qualidade de Ensino versus Qualificação Docente: binómio nem sempre impossívelPublication . Osório Cardoso, Maria IvoneO presente artigo pretende mostrar que, no cenário pré- Bolonha, em que se vivia numa época de aparente prosperidade económica, que se veio a revelar uma bolha especulativa semelhante à que teve lugar nos anos 20 do século passado, o ensino poderia considerar-se, detentor de alguma qualidade, apesar de, por vezes, continuar a seguir os cânones tradicionais expositivos do magisterdixit(Ardions 2011). A conjuntura económica obrigou a que fossem estancados projectos, pelo estrangulamento económico, afectando também as instituições de Ensino Superior. Uma tal situação conduziu ao retorno de muitos docentes de qualidade pedagógico-científica inquestionável, aos seus postos nos estabelecimentos do Ensino Secundário, perdendo, deste modo o vínculo de colaboradores. No cenário pós Bolonha esta situação ainda mais se agudizou, uma vez que o que se preconizou, em teoria, esbateu as realidades e tipicidades de cada país. Na prática, a diminuição do número de anos de ensino não conduziu a uma melhoria do ensino, (Ardions, 2011), mas esbarrou com vários problemas, cimentando diversas assimetrias e idiossincrasias que se irão detalhar, sempre a par com os cortes a nível económico. Esta conjuntura terá repercussão na gestão das instituições, fruto da perspectiva economicista que impera nos dias de hoje e que se reflecte em muitas decisões dos seus órgãos. Esta situação, bem como outras que se irão elencar, levam a uma desmotivação, a um desencanto da massa crítica que se encontra nos estabelecimentos de nível ensino, que opta por ficar passiva, sob pena de ser vista como oponente de um laxismo institucional que teima em persistir. Daí que se questionea razão de apenas se aferir, até agora,a Qualidade da Avaliação, da Certificação e da Acreditação e não a da Qualificação docente, nos diversos órgãos que têm nas suas mãos os destinos da Instituições.
- Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção ProfissionalPublication . Gomes, Benedita; Diana Aguiar Vieira, PhDAs transformações socioeconómicas ocorridas nas últimas décadas no mercado de trabalho traduziram-se no aumento do desemprego e do trabalho precário. O desemprego, enquanto transição de vida, coloca ao indivíduo desafios e mudanças ao nível dos papéis desempenhados, exigindo-lhe uma reformulação da sua relação com o mundo. O objetivo principal deste estudo é explorar a relação entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego junto 223 desempregados utentes de Gabinetes de Inserção Profissional. Adicionalmente, este estudo visa compreender a relação entre o apoio social e a autoeficácia com a idade, tempo desemprego, género e habilitações escolares. Os resultados evidenciam uma relação positiva entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego e indicam que estes dois fatores variam em função da idade, do tempo de desemprego e das habilitações escolares. Implicações para a intervenção e investigação futura são apresentadas.
- The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese samplePublication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Palmer, StephenThe Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample