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ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2022 (Nº29)

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 18
  • Transformadores: Funcionamento em paralelo na rede elétrica
    Publication . Silveira, Alexandre Miguel Marques da
    O crescimento do consumo de energia elétrica verificado nos últimos anos e o aparecimento e evolução dos sistemas de produção de energia por fontes de energia renováveis, como a eólica e fotovoltaica, levam a que sejam necessários ajustes no sistema de forma a comportar estas variações no trânsito de potências. Assim, pode ser necessário instalar transformadores em paralelo para comportar o aumento da potência consumida num determinado local. Este artigo aborda a utilização dos transformadores nos Sistemas Elétricos de Energia e explica as condições necessárias para o correto funcionamento de transformadores em paralelo.
  • Motor Síncrono de Relutância
    Publication . Silveira, Alexandre Miguel Marques da
    Este artigo faz uma pequena contextualização histórica sobre o desenvolvimento do motor síncrono de relutância, descreve a sua constituição, aborda o seu princípio de funcionamento e descreve o seu modelo matemático e principais características.
  • Core loss estimation under sinusoidal and non-sinusoidal flux density waveforms overview and challenges
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    Nowadays, electrical machines design and control developments are much attached to simulation models. Accurate loss estimation methods are fundamental for improving efficiency, but also to achieve the desired operation conditions [1].
  • Motores de Indução Monofásicos
    Publication . Silveira, Alexandre Miguel Marques da
    Os motores monofásicos constituem a maioria dos acionamentos eletromecânicos utilizados em aplicações domésticas, onde a grande parte das instalações são alimentadas por redes monofásicas. Estes motores são fabricados maioritariamente para baixas gamas de potência, abaixo de 1kW (fractional kilowatt motors). No entanto, podemos encontrar motores monofásicos com potências superiores a esta, como é o caso de algumas aplicações de tração elétrica ou em guindastes, que utilizam motores série monofásicos com potências que podem chegar às centenas de kW [1].
  • Wind energy conversion systems
    Publication . Carvalho, José António Beleza
    The production of electricity from wind energy presents an increased growth and sustained since 1985. Currently, there are wind generators located throughout the world whose power already reaches values exceeding 250 GW. The main technologies used in electromechanical conversion of wind energy into electric energy are based primarily on three types of electric machines: • The direct current (DC) machine; • The synchronous machine; • The induction machine. These machines work on the principles of the electromagnetic actions and reactions. The resulting electromechanical energy conversion is reversible. The same machine can be used as the motor for converting the electrical power into mechanical power, or as the generator converting the mechanical power into electrical power.
  • Motores de propulsão em veículos elétricos: tipos, características e perspetivas de evolução
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    Os sistemas de propulsão baseados em motores síncronos de ímanes permanentes (MSIP) e motores de indução (MI) têm sido as principais opções para veículos híbridos (VH) e elétricos (VE). As limitações das reservas e os elevados custos das terras-raras (constituinte essencial dos ímanes permanentes (IP)) têm motivado o interesse por motores sem IP ou com menores quantidades de terras-raras. Várias configurações têm vindo a ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, com vista a ultrapassar as limitações dos MI, sendo que a otimização do seu projeto também tem sido alvo de atenção. De modo não exaustivo, o objetivo deste artigo é incidir sobre os tipos de motores atualmente aplicados na propulsão elétrica. No final, apresenta-se uma breve referência às principais tecnologias emergentes.
  • Evolução das classes de rendimento de motores elétricos
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    Os acionamentos eletromecânicos são os maiores consumidores mundiais de energia elétrica, pelo que a melhoria dos seus rendimentos tem um elevado impacto na poupança de energia. Os motores de indução trifásicos são a opção dominante, razão pela qual a procura de máquinas com melhores rendimentos tem estado centrada nestes motores. No entanto, a ausência de um sistema universal de classificação dos rendimentos e, principalmente, a diversidade de métodos usados na sua estimação (com resultados distintos), constituiu um sério obstáculo à comercialização mundial destas máquinas. A classificação IE (CEI) foi decisiva na superação dessas dificuldades. Este artigo pretende fazer uma síntese da evolução das classes de rendimento de motores elétricos de alcance internacional. Começa-se pelo acordo CE/CEMEP, no contexto europeu, referindo depois as sucessivas normas internacionais CEI, as quais traduzem a evolução da classificação IE.
  • Características Básicas do Motor de Relutância Comutado
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    O motor de indução trifásico continua a ser a principal opção nos sistemas de força-motriz, mas outros tipos de motores têm vindo a conquistar espaço. O motor de relutância comutado é uma alternativa possível em certas aplicações. Trata-se de uma máquina não convencional, simples e robusta, com capacidade de funcionar em altas velocidades. O seu funcionamento é caracterizado por binários pulsantes e ruído acústico, sendo os principais inconvenientes desta máquina. Este artigo pretende ser uma introdução ao MRC, focando-se em algumas das suas características construtivas básicas e princípio de funcionamento. A modelização e dificuldades inerentes são abordadas, sendo apresentado um modelo linear.
  • Simulador de carregamento para veículos elétricos
    Publication . Trindade, Aldo dos Anjos Faria Pestana
    Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos utilizadores de veículos elétricos, e perceber qual o impacto que a variação dos preços da energia elétrica tem sobre os mesmos. Pretende-se entender se optar por tarifas dinâmicas possa ser compensatória em comparação com uma tarifa fixa constante. Para atingir este objetivo foi desenvolvido uma ferramenta que simula viagens de veículos elétricos e o carregamento destes, considerando alguns comportamentos dos seus utilizadores. Os resultados demonstram que optar por uma tarifa dinâmica pode revelar-se compensatório para os utilizadores.
  • O Eletromagnetismo nas Máquinas Elétricas
    Publication . Flores, António Quadros
    O eletromagnetismo desempenha um papel fundamental na conversão de energia nas máquinas elétricas e a sua compreensão é importante para se ter um completo domínio do tema. O campo magnético, que envolve o funcionamento das máquinas elétricas, pode ter origem em ímanes permanentes ou pode ser criado com recurso a bobinas. A abordagem ao magnetismo criado pelos ímanes permanentes ou bobinas é normalmente baseada nos efeitos observáveis e não na explicação a nível atómico desses fenómenos, recorrendo-se habitualmente a argumentos associados a observações experimentais, sem de facto se dar uma interpretação física. O objetivo deste artigo é explicar os processos atómicos relacionados com fenómenos magnéticos e elétricos existentes nas máquinas elétricas, tornando mais claros e transparentes alguns conceitos, tais como a existência de polos magnéticos, interação de atração/repulsão magnética e campo magnético.