ESTG - DM - Gestão e Decisão Industrial
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- Vendor managed inventory: relações de agência e fatores determinantes de sucessoPublication . Ribeiro, Vitor Hugo Freitas; Braga, Alexandra Maria da Silva; Correia, Sara MartinsO Vendor Managed Inventory (VMI) é uma das estratégias colaborativas na gestão de inventário com maior popularidade. Com recurso a estratégias VMI, os retalhistas delegam autoridade aos seus fornecedores para a gestão do inventário, nas suas instalações, partilhando informações sobre nível de inventário e volume de vendas. Como tal, retalhistas e fornecedores entram em uma relação de agência, que surge sempre que uma parte contrata outra para tomar decisões, em seu nome, com vista a maximização dos seus interesses. Estas relações, potenciadas pela falta ou fraco esforço de uma parte em cumprir com os interesses da outra, poderão surgir com o fornecedor a assumir o papel de principal e o retalhista o de agente, ou vice-versa. Como resultado, a possibilidade de comportamentos oportunistas pelos agentes, poderá motivar a falta de confiança na relação estabelecida, que à semelhança do receio de envio de grandes quantidades de inventário, pelo fornecedor, pode ser determinante para o sucesso destas estratégias. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do VMI nas relações de agência entre fornecedores e retalhistas e identificar os principais fatores determinantes de sucesso desta estratégia. Para atingir o objetivo principal do estudo propuseram-se três objetivos específicos: (1) avaliar a existência de relações de agência no relacionamento comercial entre fornecedores e retalhistas, (2) compreender como o VMI pode evitar a existência de comportamentos de agência e (3) avaliar os fatores determinantes de sucesso de uma estratégia VMI. De forma a responder aos dois primeiros objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória da literatura que permitiu identificar a estratégia VMI como mecanismo de controlo na relação que estabelece entre fornecedores e retalhistas, uma vez que o fornecedor com esta estratégia consegue garantir exposição contínua dos seus produtos (limita a tentativa de promover produtos substitutos) e o retalhista consegue controlar as quantidades enviadas pelo fornecedor (limita o envio de grandes quantidades pelos fornecedores). Com recurso à aplicação de um questionário e à análise das respostas através do método de Fuzzy Delphi (FDM), foi possível identificar que o receio de que a informação recolhida seja revelada à concorrência e a capacidade dos fornecedores tomarem decisões corretas são os fatores determinantes de sucesso de uma estratégia VMI, com maior importância.