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Authors
Abstract(s)
O Vendor Managed Inventory (VMI) é uma das estratégias colaborativas na gestão de inventário com maior popularidade. Com recurso a estratégias VMI, os retalhistas delegam autoridade aos
seus fornecedores para a gestão do inventário, nas suas instalações, partilhando informações sobre nível de inventário e volume de vendas.
Como tal, retalhistas e fornecedores entram em uma relação de agência, que surge sempre que uma parte contrata outra para tomar decisões, em seu nome, com vista a maximização dos
seus interesses. Estas relações, potenciadas pela falta ou fraco esforço de uma parte em cumprir com os interesses da outra, poderão surgir com o fornecedor a assumir o papel de principal e o
retalhista o de agente, ou vice-versa. Como resultado, a possibilidade de comportamentos oportunistas pelos agentes, poderá motivar a falta de confiança na relação estabelecida, que à
semelhança do receio de envio de grandes quantidades de inventário, pelo fornecedor, pode ser determinante para o sucesso destas estratégias.
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do VMI nas relações de agência entre fornecedores e retalhistas e identificar os principais fatores determinantes de sucesso
desta estratégia. Para atingir o objetivo principal do estudo propuseram-se três objetivos específicos: (1) avaliar a existência de relações de agência no relacionamento comercial entre
fornecedores e retalhistas, (2) compreender como o VMI pode evitar a existência de comportamentos de agência e (3) avaliar os fatores determinantes de sucesso de uma estratégia VMI.
De forma a responder aos dois primeiros objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória da literatura que permitiu identificar a estratégia VMI como mecanismo de controlo na relação que
estabelece entre fornecedores e retalhistas, uma vez que o fornecedor com esta estratégia consegue garantir exposição contínua dos seus produtos (limita a tentativa de
promover produtos substitutos) e o retalhista consegue controlar as quantidades enviadas pelo fornecedor (limita o envio de grandes quantidades pelos fornecedores).
Com recurso à aplicação de um questionário e à análise das respostas através do método de Fuzzy Delphi (FDM), foi possível identificar que o receio de que a informação recolhida seja revelada à concorrência e a capacidade dos fornecedores tomarem decisões corretas são os fatores determinantes de sucesso de uma estratégia VMI, com maior importância.
Description
Keywords
Vendor Managed Inventory Gestão de Inventário Teoria da Agência Determinantes de Sucesso