ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro by Title
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- 1993Publication . Alves, CesárioProjeto fotográfico de Cesário Alves no âmbito dos 700 anos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde
- 700X7Publication . Ribeiro, LuísProjeto fotográfico desenvolvido em parceria entre a ESMAD e a Câmara Municipal de Vila do Conde no âmbito dos 700 anos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde
- À Clara e aos pássaros de ferroPublication . Ferreira, ÂngelaProjeto fotográfico de Ângela Ferreira no âmbito dos 700 anos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde
- AdorarPublication . Alves, Cesário; Leal, JoãoProjeto fotográfico de Cesário Alves e João Leal No século XVIII, Tintoretto pintou ‘A Adoração dos Reis Magos’. A obra está neste momento em exposição permanente na igreja do Mosteiro de Singeverga, em Roriz, Santo Tirso. A crença que terá levado o autor a produzir esta tela pintada a óleo, de 524 x 225 cm, poderá ser distinta da nossa. No entanto, admiramos a obra, o local e as pessoas que a acolhem. O generoso acesso que nos foi concedido permitiu que tivéssemos tempo e possibilidade de a olharmos de diferentes pontos de vista. A deambulação livre e prolongada contribuiu para que nos pudéssemos aproximar ao ponto de perdermos a dimensão do todo. É nessa altura que a abstração surge e que a pintura ganha mais dimensões interpretativas.
- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Autoestima no retrato e autorretratoPublication . Silva, Olívia Marques da
- BlurPublication . Jacinto, LaraProjeto fotográfico de Lara Jacinto. Blur procura apreender e retransmitir a complexidade da vida quotidiana nos países em redor do Adriático — uma região que, ao longo da história, tem passado por profundas alterações, com um passado de beligerância que engloba as guerras mundiais do século xx e a última guerra a ter lugar na Europa antes do novo milénio. Blur procura mostrar de que forma as constantes alterações de fronteiras as tornam difusas – elas são definidas politicamente, mas nem sempre são reais.
- Cinema e fotografia em residência artística: Vila do CondePublication . Ferreira, José Quinta; Leal, João; Cortesão, Maria JoãoTrabalhos resultantes da residência artística do Mestrado em Cinema e Fotografia Work from the artistic residency of the Master in Film and Photography
- Contrast : a fotografia no Ensino Superior : AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, IPTPublication . Neto, Pedro Leão; Silva, Olívia Marques da
- Contrast II : a fotografia no Ensino Superior : AR.CO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, IPTPublication . Neto, Pedro Leão; Silva, Olívia Marques da
