ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
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- 3C@CTDI: colaboração, contribuição e comunidade em CTDIPublication . Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, SusanaLos profesores de la licenciatura en Ciencias e Tecnologías da Documentaçáo e Informaçáo (CTDI) se preparan para sacar partido de las herramientas Web 2.0 como un complemento de su actividad lectiva. En este contexto, se presenta el Grupo de Investigación PlGeCo que pretende, por un lado, implementar la utilización de herramientas Web 2.0 de tal forma que se pueda conseguir ciertas premisas que actualmente orientan la nueva generación web (colaboración, contribución, comunidad), aplicando-las á la actividad lectiva e, por otro lado, el estímulo de la producción científica de los profesores y académica de los alumnos, así como su posterior análisis. Se ha hecho una valoración de los proyectos en curso y se discuten las expectativas esperadas presentado un análisis de las perspectivas y ambiciones futuras del grupo
- 3C@higher education: contribution, collaboration and community at higher educationPublication . Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, Susana
- Abertura de um hotel no Vale do DouroPublication . Sousa, Joaquim António Loureiro deEste trabalho debruça-se sobre o trabalho desenvolvido na abertura de um hotel no Vale do Douro, em Lamego, na marginal do Rio Douro frente à cidade de Peso da Régua. Pretende-se verter aqui os passos e as ações que foram necessários ao investidor que decidiu avançar para a construção de um hotel e que assim se juntaram as ferramentas e os conhecimentos que foram a base de sustentação de um hotel que quer abrir portas e se afirmar no mercado competitivo de hoje. Entre as várias áreas que se agrupam num hotel pode-se indicar a operação hoteleira, incluindo a gestão de recursos humanos, os custos das matérias-primas e a comercialização e marketing que define o posicionamento nos mercados, como sendo uma das traves mestras no sucesso final do hotel. Como atrás foi referido, a Gestão Comercial e Marketing permite analisar o mercado relativamente aos segmentos, à concorrência, à distribuição dos seus produtos junto dos operadores, saber como foram organizados os ativos para conquistar este ou aquele público. Quais os operadores que devem ser contratados, quais os mercados que interessa conquistar, em que feiras turísticas deve estar presente, quais os programas de fidelização ou ações comerciais a levar a efeito, que gestão de canais de distribuição implementar. Quais os OTA contratar ou Chanel Management Software escolher ou ainda qual o PMS selecionar ou mesmo relativamente ao CRM como implementar tão importante ferramenta de gestão. O próprio website do hotel e todas as suas ferramentas a ser trabalhadas. O Social Media Marketing e ainda a gestão de sites que suportam guest reviews como o Trip Adviser e o Trivago, que devem ser geridos de perto. São imensas as dimensões que existem demonstrando assim a diversidade da atividade hoteleira. Importa ver neste trabalho técnico a experiência e os conhecimentos diversos em Hotelaria e Restauração do autor também relacionados com o Marketing Hoteleiro. Pretende-se demonstrar com este trabalho, como o diretor de hotel e ainda responsável pela área comercial, esteve na base da estratégia de marketing e comercial que esta unidade hoteleira implementou na sua abertura para conquistar o mercado e o cliente - razão fundamental para a existência de qualquer negócio.
- Abordagens não convencionais em manuais do ensino secundário: um exemploPublication . Soares, Filomena Baptista; Pascoal, António JoséOs matemáticos do séc. XIX só ficaram plenamente tranquilizados quando o conceito de limite se viu completamente “livre” de qualquer conotação "metafísica", ou seja, quando se soube, graças à astúcia genial dos “épsilon – delta” de Weierstrass, exprimir no estilo Arquimedes a ideia intuitiva de "verdadeiro valor" de uma quantidade indeterminada sem invocar os acréscimos "infinitamente pequenos” que, no entanto, tinham tido êxito no século XVIII. Mas o preço a pagar para apenas manipular conceitos bem definidos a partir das noções algébricas sobre os números, foi a “inversão” dos raciocínios na Análise, ou seja, o facto de que é necessário raciocinar ao contrário relativamente ao caminho heurístico e adivinhar a escolha estratégica “vencedora” em cada junção ou desdobramento lógico. Perante esta dificuldade o ensino da noção de limite viu-se “arrumado” para o 12º ano (para não dizer, aí minimizado) e os conceitos que dela dependem, como o de derivada, viram-se, nos anos anteriores, esvaziados de significado formal, sendo apresentados através de noções (próximas, mas não formais) das não convencionais reduzindo-se à expressão característica de “tende para”. Esta “tendência” não possui na Análise Clássica qualquer significado formal, e apesar de se poder considerar próxima da definição Não Convencional de limite, não lhe sendo feita qualquer referência, fica assim, impossibilitada qualquer formalização da “intuição” em questão, no entanto, pretendemos alertar, através de um exemplo, para uma “pseudo” utilização das suas noções e conceitos. Constatamos, mais uma vez, que a Análise Não Convencional parece ser um caminho possível para uma abordagem da Análise num nível não universitário.
- Access and information behaviour of European Documentation Centres users in Portugal and Spain: a comparative studyPublication . Martín González, Yolanda; Terra, Ana LúciaThe aim of this study was to undertake a comparative analysis of the practices and information behaviour of European information users who visit information units specialising in European information in Portugal and Spain. The study used a quantitative methodology based on a questionnaire containing closed questions and one open question. The questions covered the general sociological profile of the respondents and their use of European Document Centres, in addition to analysing aspects associated with information behaviour relating to European themes. The study therefore examined data on the preferred means and sources for accessing European information, types of documents and the subjects investigated most. The use of European databases and the Internet to access material on Europe was also studied, together with the reasons which users considered made it easy or difficult to access European information, and the aspects they valued most in accessing this information. The questionnaire was administered in European Document Centres in 2008 and 2010.
- Access and use of european information: a comparative analysisPublication . Terra, Ana LúciaThis paper presents some results of a survey on access to European information among a group of 234 users of 55 European Documentation Centres (EDCs), from 21 European Union (EU) Member-States. The findings of the questionnaire made to 88 EDCs' managers, from 26 EU Member-States, will also be analyse. Two different points of view regarding issues related to reasons to access European information, the valued aspects during that access and the use of European databases will be compare.
- A adaptação intercultural da família: como fator de sucesso nas missões internacionais de expatriados portuguesesPublication . Martins, Dora; Sousa, AndréO sucesso das missões internacionais é fortemente afetado pelo ajustamento intercultural da família que acompanha o expatriado. Porém, a família tende a ser neglicenciada, na maioria das vezes, quando as empresas planeiam a expatriação.
- A adaptação intercultural da família: um estudo exploratório com expatriados portuguesesPublication . Sousa, André Francisco Bastos; Martins, DoraA internacionalização por parte do tecido empresarial português é uma realidade cada vez mais presente que tem colocado grandes desafios à gestão internacional de recursos humanos. Sendo as pessoas o fator crítico de sucesso é importante saber como direcionar os esforços para uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos disponíveis. Desta forma, o objetivo do presente estudo passa por uma exploração da perceção dos expatriados sobre o ajustamento intercultural das famílias durante a missão internacional – Expatriação. De forma a dar resposta a esta questão, para além da revisão da literatura realizada inicialmente, foi utilizada uma metodologia qualitativa com recurso ao estudo de caso múltiplo. Para a operacionalização do processo, o instrumento de recolha de informação privilegiado foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas no total 11 entrevistas a expatriados e repatriados que foram acompanhados da família durante a sua expatriação. Os resultados sugerem que o ajustamento intercultural das famílias ao país de destino influencia o expatriado ao nível do ajustamento intercultural, do desempenho organizacional e da vontade de concretizar a missão internacional até ao final. É possível também constatar que os expatriados atribuem extrema importância ao papel de suporte e apoio que a família assume. No final da dissertação são discutidos os resultados obtidos e apresentadas as limitações, pistas para futuros estudos e conclusões do estudo aqui desenvolvido.
- A adaptação intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Pinto, Ivone Gandra da Costa; Martins, DoraO presente estudo tem como objetivo principal explorar a perceção dos expatriados portugueses relativamente à sua adaptação intercultural em Angola. De uma forma mais específica pretende conhecer como os expatriados portugueses se adaptaram à cultura angolana. Após a realização da revisão de literatura sobre a temática da expatriação, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para que isto fosse possível, o instrumento de recolha informação foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas, no total, 13 entrevistas a colaboradores que tenham efetuado, ou ainda estejam a efetuar, missões internacionais em Angola. Os resultados obtidos sugerem que o processo de adaptação a Angola é complexo, uma vez que se verificou a existência de 3 comportamentos distintos no processo de adaptação intercultural. Por um lado, em dois comportamentos verifica- se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles nunca se observa um ajustamento à cultura deste país. Por outro lado, num outro comportamento, não se verifica a existência de um choque cultural durante todo o processo de adaptação intercultural. Este processo de adaptação intercultural está dependente de diversos aspetos como as diferenças culturais, económicas e políticas entre o país de origem e o país de acolhimento. Os resultados sugerem ainda que o apoio organizacional se comporta como uma mais-valia para este processo, no entanto, para alguns expatriados é apenas visto como uma questão de logística. No final da dissertação são discutidos os resultados alcançados com o estudo e apresentadas as respetivas conclusões, limitações e sugestões para futuros estudos.
- Adaptive filtering for high quality HMM based speech synthesisPublication . Coelho, Luís; Braga, DanielaIn this work an adaptive filtering scheme based on a dual Discrete Kalman Filtering (DKF) is proposed for Hidden Markov Model (HMM) based speech synthesis quality enhancement. The objective is to improve signal smoothness across HMMs and their related states and to reduce artifacts due to acoustic model's limitations. Both speech and artifacts are modelled by an autoregressive structure which provides an underlying time frame dependency and improves time-frequency resolution. Themodel parameters are arranged to obtain a combined state-space model and are also used to calculate instantaneous power spectral density estimates. The quality enhancement is performed by a dual discrete Kalman filter that simultaneously gives estimates for the models and the signals. The system's performance has been evaluated using mean opinion score tests and the proposed technique has led to improved results.