ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Action reflection"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- No bater de asas de uma borboleta: um voo para aprender e ensinar, brincar e sonharPublication . Martins, Francisca Alves Goiana; Fernandes, Dárida Maria; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este documento apresenta uma descrição e uma reflexão da ação educativa desenvolvida pela mestranda, em contexto de 1º CEB e 2º CEB, assente em pressupostos teóricos e legais, assim como em aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos. Ao longo do RE retratam-se algumas das intervenções realizadas pela mestranda em contexto educativo, marcadas pela utilização de diferentes estratégias e recursos, tendo sempre em consideração as características de cada grupo de alunos. A multiplicidade de experiências e aprendizagens decorridas seguiram uma metodologia com características de investigação-ação, compreendendo as fases de observação, planificação, ação e reflexão. Além disso, privilegiou-se a cooperação com todos os intervenientes que fizeram parte deste percurso, contribuindo para um processo de ensino e de aprendizagem significativo, construtivista, democrático e inclusivo, bem como para o crescimento pessoal e profissional da mestranda. O RE contempla, ainda, uma componente investigativa, em formato de artigo científico, no qual se apresenta um estudo realizado com alunos do 4º ano de escolaridade. Este pretendeu compreender de que modo a manipulação do material hexagrama de quatro peças, numa abordagem matemática contextualizada com a obra "História de um muro", de Isabel Fernandes Pinto, favorece o desenvolvimento do conceito de número racional não negativo, com incidência no significado de parte-todo. A PES foi o bater de asas de um grande voo que acaba de começar, e que será sempre acompanhado pela vontade de transformar a Escola num lugar melhor para as nossas crianças, onde possam aprender, ensinar, brincar e sonhar.