ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Abordagem contextualizada da Matemática"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Com os olhos nas estrelas: o sonho de aprender a ensinar e transformarPublication . Vieira, Ana Rita Pinto; Fernandes, Dárida Maria; Quadros-Flores, PaulaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento pretende refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1º e 2º CEB, baseada em saberes científicos, pedagógicos, didáticos e humanos e sustentada por diferentes pressupostos teóricos e legais. No decorrer do percurso formativo, a abordagem de intervenção no contexto educativo assentou numa metodologia com caraterísticas de investigação-ação, abrangendo momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Neste sentido, o documento reflete a multiplicidade de experiências enriquecedoras e significativas que permitiram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Além disso, privilegiou-se um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de cooperação e colaboração revelaram ser imprescindíveis para o desenvolvimento e a construção da identidade docente. O RE pretende transparecer as diversas intervenções educativas implementas, pela mestranda, nos contextos educativos, sendo que os recursos e as estratégias procuraram enquadrar-se às necessidades e às motivações das crianças das diferentes turmas. Na dimensão investigativa, que integra este RE, procurou-se estudar a influência da exploração do material manipulável: hexagrama de quatro peças, no desenvolvimento do conceito de área, numa abordagem contextualizada da Matemática na obra "História de um muro", de Isabel Fernandes Pinto. Sempre com os olhos nas estrelas, a mestranda procurou acreditar e não desistir do sonho de aprender a ensinar e transformar, o mundo da educação, num lugar feliz e livre para as nossas crianças, onde nem o céu é o limite para a inovação e a imaginação.