Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
61.71 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de
Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo
do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento pretende
refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1º e 2º CEB,
baseada em saberes científicos, pedagógicos, didáticos e humanos e sustentada por diferentes
pressupostos teóricos e legais. No decorrer do percurso formativo, a abordagem de intervenção
no contexto educativo assentou numa metodologia com caraterísticas de investigação-ação,
abrangendo momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Neste sentido, o documento
reflete a multiplicidade de experiências enriquecedoras e significativas que permitiram o
desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Além disso, privilegiou-se um processo de
ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de
cooperação e colaboração revelaram ser imprescindíveis para o desenvolvimento e a construção
da identidade docente. O RE pretende transparecer as diversas intervenções educativas
implementas, pela mestranda, nos contextos educativos, sendo que os recursos e as estratégias
procuraram enquadrar-se às necessidades e às motivações das crianças das diferentes turmas.
Na dimensão investigativa, que integra este RE, procurou-se estudar a influência da exploração
do material manipulável: hexagrama de quatro peças, no desenvolvimento do conceito de área,
numa abordagem contextualizada da Matemática na obra "História de um muro", de Isabel
Fernandes Pinto. Sempre com os olhos nas estrelas, a mestranda procurou acreditar e não desistir
do sonho de aprender a ensinar e transformar, o mundo da educação, num lugar feliz e livre para
as nossas crianças, onde nem o céu é o limite para a inovação e a imaginação.
Description
Keywords
Prática de ensino supervisionada lnvestigação-ação Desenvolvimento pessoal e profissional Abordagem contextualizada da Matemática Hexagrama de quatro peças
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação