ESS - TO - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - TO - Comunicações em eventos científicos by Subject "Aprendizagem colaborativa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Facilitação do processo de ensino aprendizagem: tutoria entre estudantesPublication . Miranda, Leonor da Conceição Gonçalves; Leal, Andreia; Santos, Sandra; Mota, Beatriz; Albergaria, Júlia; Anjos, DiogoNos modelos de ensino aprendizagem, do tipo de Problem Based Learning (PBL), aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, visa-se uma participação mais activa dos discentes no processo de ensino-aprendizagem e a promoção de uma maior autonomia dos estudantes. Inclusive, o estudante pode ser um professor de outros estudantes. Assim, a tutoria entre estudantes pode ser um processo associado a autorregulação da aprendizagem e ao desen volvimento de competências para saber aprender. A tutoria entre os pares parece estimular uma melhor aprendizagem colaborativa e ativa, possibilitando também a metacognição. Neste relato, mais qualitativo, pretende-se partilhar a mais valia de uma expe riência colaborativa pedagógica de tutoria entre estudantes da licenciatura em TO, onde os estudantes tutores apoiam pedagogicamente, online e de forma regular, outros estudantes mais novos, através de diversas estratégias (por exemplo métodos de estudo ativo baseados na neurociência) e atividades (por exemplo cartões de conteúdos).