Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
45.38 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos modelos de ensino aprendizagem, do tipo de Problem Based Learning (PBL), aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, visa-se uma participação mais activa dos discentes no processo de ensino-aprendizagem e a promoção de uma maior autonomia dos estudantes. Inclusive, o estudante pode ser um professor de outros estudantes. Assim, a tutoria entre estudantes pode ser um processo associado a autorregulação da aprendizagem e ao desen volvimento de competências para saber aprender. A tutoria entre os pares parece estimular uma melhor aprendizagem colaborativa e ativa, possibilitando também a metacognição. Neste relato, mais qualitativo, pretende-se partilhar a mais valia de uma expe riência colaborativa pedagógica de tutoria entre estudantes da licenciatura em TO, onde os estudantes tutores apoiam pedagogicamente, online e de forma regular, outros estudantes mais novos, através de diversas estratégias (por exemplo métodos de estudo ativo baseados na neurociência) e atividades (por exemplo cartões de conteúdos).
Description
Keywords
Tutoria Tutoria entre estudantes Aprendizagem colaborativa Metacognição
Pedagogical Context
Citation
Miranda, L. da C. G., Leal, A., Santos, S., Mota, B., Albergaria, J., & Anjos, D. (2021). Facilitação do processo de ensino aprendizagem: Tutoria entre estudantes [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.