ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Subject "21st Century Skills"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futurasPublication . Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daHoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.