ISCAP – DM - Negócio Electrónico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by Subject "Adopted practices"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A transformação digital no ensino superiorPublication . Anjos, Carlos Joaquim Vidrago dos; Rodrigues, Luís António da SilvaA Transformação Digital no Ensino Superior tornou-se um tema essencial, especialmente diante das rápidas mudanças tecnológicas que afetam todos os setores da sociedade. No contexto educativo é um motor de inovação que promete modernizar os processos administrativos, personalizar a experiência de aprendizagem e promover o acesso ao ensino de qualidade. No entanto, esta transformação é complexa e exige uma adaptação profunda das organizações. Compreender como essas mudanças estão a ocorrer no Ensino Superior é fundamental para delinear estratégias que impulsionem a qualidade e a acessibilidade da educação. A motivação para a realização deste estudo surge da necessidade de entender o estado atual da Transformação Digital no Ensino Superior Português, num momento em que a integração das tecnologias se torna indispensável para a competitividade e eficácia das Instituições de Ensino Superior. O objetivo principal é analisar como estas Instituições estão a enfrentar os desafios e a implementar estratégias de Transformação Digital. Mais especificamente, pretende-se identificar os principais facilitadores e barreiras a este processo, bem como avaliar o impacto dessas iniciativas no ensino e na gestão académica. Para alcançar os objetivos propostos, foi adotada uma metodologia de estudo de caso múltiplo, baseado em entrevistas de resposta aberta com participantes de três Instituições de Ensino Superior Portuguesas. A escolha desta metodologia visou obter uma compreensão aprofundada das percepções e práticas relacionadas com a Transformação Digital no setor. As entrevistas permitiram explorar as experiências dos participantes, identificar os desafios e as oportunidades específicas de cada instituição e, assim, fornecer uma visão detalhada do processo de Transformação Digital em curso. Os resultados da investigação revelam que há um crescente compromisso em fomentar a Transformação Digital e uma consciencialização significativa sobre da sua importância no Ensino Superior Português. Contudo, as organizações ainda enfrentam desafios significativos, como a resistência à mudança organizacional, a falta de infraestruturas adequadas e a necessidade de formação contínua dos recursos humanos para a integração eficiente das novas tecnologias. Apesar das dificuldades, foram observadas melhorias consideráveis, como a adoção de plataformas online e ferramentas colaborativas, que têm potencial para transformar as práticas de gestão e ensino. Além disso, a segurança de dados e a proteção das informações pessoais emergiram como áreas críticas que necessitam de atenção contínua. O estudo conclui que o sucesso da Transformação Digital dependerá da implementação de uma estratégia holística, que equilibre inovação tecnológica e uma gestão eficaz das mudanças necessários, no âmbito deste processo.