ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by Subject "Abstraction"
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- Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositivaPublication . Azevedo, Solange Miranda; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Freijo, Ana Isabel NistalA presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.
- A relação entre música e teatro: considerações sobre a minha práticaPublication . Costa, José Gabriel Alves; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Ferreira, Maria de Fátima FonteEsta dissertação aborda a relação entre música e teatro no contexto do Music Theater, analisando e explorando os seus elementos musicais e cénicos que integram esta relação interdisciplinar. Como parte desta pesquisa, propõe-se estabelecer ideias para a minha prática pessoal tendo em conta as diferentes abordagens de compositores e as suas respetivas obras, como por exemplo Mauricio Kagel, John Cage e Heiner Goebbels. Durante a investigação serão abordados três conceitos teóricos de Michel Chion – ‘empatia’, ‘anempatia’ e ‘abstração’ – tomando uma melhor compreensão sobre as dinâmicas e perceções entre os elementos artísticos envolvidos: som, gesto, luz, texto, etc. O trabalho culminará na criação de uma peça original de music theater que põe em prática o material de estudo.
