ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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- A relação entre o envelhecimento e a ação educativa dos professores/asPublication . Sousa, José Faustino da Cunha e; Guedes, AntónioOs professores/as são uma classe profissional envelhecida e a falta de professores/as nas escolas vai ser um problema a curto prazo. A profissão deixou de ser atrativa e cada vez menos jovens querem ser professores/as, pois não querem ter uma carreira com pouca estabilidade e relativamente mal remunerada. Existe um desencontro de gerações e se não existir uma inversão da situação a breve prazo, o capital de conhecimento acumulado pelos docentes com mais experiência não será transmitido às gerações mais novas de professores/as, porque simplesmente os jovens professores/as não estão presentes. Atualmente, em Portugal, os professores/as com mais de 55 anos de idade são mais de 40 mil e metade dos professores/as do quadro pode aposentar-se até 2030. Tendo em conta este contexto, o objetivo geral do estudo foi analisar o impacto do envelhecimento docente num determinado Agrupamento de Escolas. O nosso estudo de caso, segue uma abordagem de metodologia de investigação mista. Procedemos à recolha de dados através do inquérito por questionário e inquérito por entrevista semiestruturada, triangulando os vários elementos recolhidos com a análise documental efetuada. O estudo incidiu numa primeira fase nos professores/as em exercício na organização, com mais de 45 anos, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Numa segunda fase foi aplicada uma entrevista semiestruturada a uma amostra de 6 professores/as (3 homens e 3 mulheres), desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, de forma a recolher uma análise narrativa da vida de cada um dos professores/as, no sentido de perceber a “história de vida”, relacionando-a com o tema de estudo. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível percecionar os diferentes impactos que o envelhecimento provoca, dependendo de fatores intrínsecos dos docentes, bem como de fatores internos e externos da organização. No final, com base nos dados recolhidos, propomos um plano de ação que visa menorizar os efeitos do envelhecimento nos docentes e na organização, sugerindo medidas e ações para todos aqueles que continuam a manifestar o desejo de contribuir para a educação de uma sociedade em que querem ser cidadãos ativos, mesmo depois da reforma.