ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Subject "Adult education"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Da Biblioteca à comunidadePublication . Acampora, Daniela Cristina Paulo d'; Queirós, João Pedro Luís deA pesquisa a que este trabalho se refere foi desenvolvida no âmbito da Especialização em Educação e Formação de Adultos do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A pesquisa em causa procedeu à construção de uma análise sobre as implicações educacionais e sociais das ações de educação não formal e dinamização comunitária das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha. As bibliotecas promotoras das ações de extensão pesquisadas são as dos campi de Santo Augusto e São Borja. Através da recolha das perspectivas dos participantes, procedeu-se à elaboração de uma leitura analítica destas iniciativas, para chegar à compreensão das implicações das mesmas, nos planos educacional e social, tal como perspectivadas pelos próprios e, eventualmente, também pelos dinamizadores e colaboradores das iniciativas. A consideração destas perspectivas permite reconstituir uma visão mais completa do significado social das iniciativas e propõe, nesse seguimento, uma reflexão sobre a relevância do desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura, visando auxiliar as escolas da comunidade a formar leitores e a criar novos laços entre as bibliotecas e as comunidades. A tónica é colocada no papel que podem ter as bibliotecas extensionistas para a sociedade e na sua contribuição para o desenvolvimento educativo e social
- A importância da educação de adultos. Repre-sentações, motivações e trajetórias dos alunos egressos do curso de Eletromecânica do Institu-to Federal Farroupilha – campus Santa RosaPublication . Scheffler, Magnus Jaime; Silva, Ana Isabel Couto daO Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa está inserido numa região com uma matriz produtiva na área da metalmecânica bastante forte. De entre os cursos ofertados, o Curso Técnico em Eletromecânica tem uma grande relevância dentro da região, pelo grande número de indústrias e em-presas do ramo metalmecânico. Partindo de uma necessidade regional, identi-ficada através de consulta popular, o curso foi aguardado, com grande expec-tativa, desde a implantação do campus até à inserção de profissionais no mer-cado do trabalho. Tendo como pano de fundo este enquadramento socioeco-nômico, emergiu o intuito de investigar a contribuição do Curso Técnico em Eletromecânica na formação pessoal e profissional dos egressos, buscando destacar o incremento desta qualificação técnica nas atividades profissionais, na valorização pessoal, bem como a sua importância social para a região. Con-siderando estes objetivos gerais definiu-se ainda um conjunto encadeado de objetivos específicos, nomeadamente: (i) caracterizar as trajetórias educacio-nal e profissional dos alunos aquando do ingresso no curso, (ii) identificar as principais motivações para o ingresso e frequência, (iii) caracterizar a trajetó-ria profissional dos alunos após o término do curso e, (iv) avaliar o grau de satisfação dos alunos egressos face ao curso. Para a prossecução destes obje-tivos desenvolveu-se um estudo de caso aprofundado do curso, instituição e estudantes egressos que concluíram o curso no ano letivo 2016/2017. As téc-nicas de investigação privilegiadas foram: o inquérito por questionário e a entrevista. O inquérito por questionário aplicado aos estudantes egressos pretendeu caracterizar o perfil sociográfico dos estudantes do curso, bem como obter informação sobre as dificuldades para o ingresso, permanência e êxito e os devidos esforços para superar dificuldades e grau de satisfação na conclusão do curso. Complementarmente, realizou-se um conjunto de entre-vistas, de cariz semidiretivo, com o objetivo de aprofundar informação, no-meadamente sobre dificuldades, incentivos, momentos marcantes, aprendi-zagens decorrentes da frequência do curso.
- Por uma educação inspirada na vida, que inspira vida - a perspetiva dos professores dos cursos PROEJA quanto à formalização de saberes adquiridos no currículo.Publication . Fetter, Anderson; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEste estudo apresenta a perspetiva dos professores quanto a possibilidade de oportunizar, no currículo dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Validação de Aprendizagens, tendo como referência a Validação de Aquisição de Experiências – VAE – desenvolvida no Brasil, e os processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências – RVCC – que ocorrem em Portugal. Os processos de reconhecimento possibilitam que os adultos validem ou até certifiquem as suas aprendizagens adquiridas em contextos formais, informais e não formais. Para o efeito, verificou-se, a partir do relato de 12 (doze) docentes dos campi Jaguari e São Vicente do Sul, entrevistados entre abril e setembro de 2018, a possibilidade de implementação desta modalidade no IFFar. Os relatos obtidos mencionaram não ter havido uma formação específica dos docentes para a educação de adultos, conforme previsão no documento base do PROEJA. Os docentes entrevistados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas na modalidade encontram-se no campo do capital social e cultural dos alunos, reconhecendo também dificuldades no campo das suas próprias práticas pedagógicas. Esta investigação permitiu, sobretudo, estudar o entendimento dos docentes sobre o aproveitamento das experiências pretéritas dos adultos na sua prática pedagógica, cuja maioria dos entrevistados ressaltou utilizá-las no sentido de facilitar suas relações com os estudantes. Por fim, mesmo havendo alguma resistência, a maioria se mostrou favorável em adotar a VAE nos currículos dos cursos PROEJA, justificando, principalmente, pelo fator motivacional do estudante e pelo possível encurtamento de seu percurso formativo, desde que com um pertinente respaldo institucional para promover a legitimidade do referido processo.