ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Subject "Adult Education"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Autores da nossa própria históriaPublication . Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes; Mendes, IvaneideAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
- Há Histórias que precisam de ser contadas - Projeto de Intervenção num Centro de Reconhecimento de CompetênciasPublication . Freitas, Eduarda Daniela Teixeira; Mendes, IvaneideÉ no campo da educação de adultos, designadamente na perspetiva de uma educação permanente e de uma aprendizagem ao longo da vida, que o trabalho aqui apresentado incidiu. O presente relatório visa dar a conhecer a origem e o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social realizado no Centro Qualifica de Vizela, intitulado por: “Há histórias que precisam de ser contadas”, cuja finalidade foi contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adultos que frequentam este centro. Todo o projeto desenvolvido prendeu-se com a envolvência dos adultos em demostrar e desenvolver a sua história de vida, refletir sobre o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou a sua participação em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de partilhar esta experiência com a Comunidade. Pretendeu, de igual modo, valorizar as trajetórias de vida dos adultos, envolver a Comunidade local na valorização dos processos RVCC e elaborar um Plano Pessoal individualizado após a conclusão do processo de RVCC, consoante as necessidades e perspetivas de cada um. Tendo por base os princípios orientadores da Metodologia de Investigação-Ação-Participativa, da Educação Social e da Educação de Adultos, partindo das potencialidades dos adultos e considerando as necessidades institucionais e da comunidade, visou responder as necessidades das pessoas, desenvolvendo práticas orientadas para um processo de desenvolvimento dos sujeitos ao nível educativo e de participação social, através de ações significativas, investindo na consequente transformação quer dos participantes, quer da comunidade.