ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Subject "Age heterogeneity"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: expectativas e desafios para a relação professor/alunoPublication . Dias, Maria Eduarda Duarte; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio tem como objetivo desenvolver uma análise dos conhecimentos adquiridos e da aplicação e consolidação dos mesmos, encerrando o Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho está estruturado em três capítulos distintos. O primeiro capítulo compreende um texto reflexivo designado Explorando Fronteiras: A tecnologia nas aulas de música, que pretende abordar a gamificação, o play along e o quiz como recursos pedagógicos no ensino musical. O texto seguinte, intitulado Descrição do polo de estágio, apresenta a caracterização do polo de estágio e uma descrição das disciplinas e das turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo foca-se na PES e serão abordados aspetos fundamentais para a mesma, tais como observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. O terceiro e último capítulo, A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: Expectativas e Desafios para a relação Professor/Aluno, tem como objetivo perceber qual é o pensamento dos docentes de Formação Musical do Ensino Artístico Especializado de Música acerca da temática da heterogeneidade etária. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram utilizados dois tipos instrumentos de recolha de dados: análise de conteúdo e inquérito por questionário. Os resultados obtidos destacam algumas limitações, como o pequeno número de respostas, a falta de conhecimento ou formação para lecionar turmas heterogéneas em termos etários. Espera-se que este estudo possa oferecer considerações e ideias sobre as práticas pedagógicas, de modo a promover o pensamento crítico sobre o tema em questão, as dinâmicas de sala de aula e as metodologias de ensino.