ESE - ECS - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - ECS - Artigos by Subject "António Ferro"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- António Ferro e a projeção atlântica de Portugal através do cinemaPublication . Ribeiro, CarlaCom o eclodir da Segunda Guerra Mundial, o cinema assumiu um papel particularmente importante, o de instrumento de propaganda externa do regime, embaixador privilegiado de Portugal no estrangeiro. Neste contexto, do início dos anos quarenta, e da política externa do órgão nacional de propaganda – o Secretariado de Propaganda Nacional (SPN) dirigido por António Ferro –, destacaram-se as relações culturais estabelecidas com o Brasil e a Espanha, naquilo que Ferro entendia como uma “cruzada da lusitanidade”, tendo o cinema assumido um papel relevante para a projecção atlântica da Nação.
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaEm Portugal, as décadas de 1930 e 1940 constituem um período importante, quer pela introdução/consolidação tecnológica do cinema sonoro, quer pela acção do Secretariado da Propaganda Nacional. Dentre a multitude de meios de que este organismo se serviu para a difusão da mensagem política do regime do Estado Novo, o cinema desperta em particular a atenção do seu director, António Ferro, como meio privilegiado de comunicação com as massas. Neste artigo procura-se averiguar o papel desempenhado por António Ferro no panorama cinematográfico nacional, a nível da sua acção política sobre o cinema português.
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaIn Europe, the first half of the twentieth century was characterize by the rise of authoritarian regimes that used cinema as a propaganda tool for the prosecution and consolidation of political power. Indeed, film conveyed images, symbols, myths to an extent and strength that no other media had. In Portugal, the 1930 and 1940’s represent one of the most significant phases, either because of the introduction/strengthening of the technology of sound cinema, whether by the action of the Secretariado Nacional de Propaganda, the propaganda instrument of Estado Novo. Among the multitude of ways that this organization resorted to spread the political message of Estado Novo, cinema in particular aroused the attention of its director, António Ferro, as a preferred mean of communication with the masses. This communication seeks to examine the role played by António Ferro in the national film scene. It intends to determine the nature and direction of his cinematographic vision, i.e., his ethical and aesthetic assumptions, firstly, and secondly, its political action towards the portuguese film industry, as director of the SPN / SNI, under the tutelage of Oliveira Salazar.
- Cultura Popular em Portugal, de Almeida Garrett a António FerroPublication . Ribeiro, CarlaOs fenómenos nacionalistas desde sempre revelaram a necessidade de formas de identificação coletiva. Esta (re)descoberta de uma identidade nacional pretendia apresentar a Nação como enraizada na mais remota antiguidade. Neste sentido, o culto dos costumes populares revelou-se de particular importância. Em grande parte dos Estados europeus, no período entre meados de Oitocentos e as décadas de vinte e trinta do século XX, verificou-se a mobilização do demótico, através da via científica da etnografia, transformado em espelho da nacionalidade, conferindo-lhe um caráter único, singular, por um lado e, por outro, comprovando a antiguidade da Nação. Neste artigo, procurar-se-á mapear três períodos, no que concerne a esta relação entre nacionalismo e cultura popular, em Portugal, desde finais do século XIX, até ao Estado Novo, passando pela 1ª República.
- Da arte rústica à arte nacional: o Museu de Arte PopularPublication . Ribeiro, Carla PatriciaA elaboração identitária realizada durante o Estado Novo, através de António Ferro, diretor do Secretariado de Propaganda Nacional, centrou-se na procura de elementos diferenciadores. Neste sentido, a cultura popular e, em particular, a arte rústica, revelaram-se elementos fundamentais na definição de cultura e de nação portuguesa. Em julho de 1948 era inaugurado, na zona de Belém, o Museu de Arte Popular (MAP), iniciativa de Ferro e o corolário de um programa estatal em torno do património demótico e do passado, que vinha sendo trabalhado desde 1935 pelo Secretariado. O MAP apresentava-se como um híbrido, um lugar onde se podiam encontrar objetos tradicionais em convivência com estilizações modernistas de elementos populares, apresentando uma arte decorativa nacional sustentada na arte popular. Este artigo procura entender o papel do MAP na propagandística do regime sobre as questões da identidade nacional, averiguando os propósitos da sua criação e que ideias de Povo e de Nação transmitiu. Para tal, a metodologia de trabalho adotada teve por base a análise da documentação relativa ao MAP do fundo do SNI no arquivo da Torre do Tombo, tendo-se recorrido igualmente a fontes hemerográficas (imprensa diária e publicações periódicas), que permitiram compreender como foram recebidas as representações imagéticas fomentadas pelo Secretariado, através do MAP. Assumindo como hipótese de trabalho que o MAP nunca foi verdadeiramente um museu, nem verdadeiramente pretendeu sê-lo, crê-se que a resposta a algumas das interrogações levantadas permitirá compreender até que ponto o MAP foi (mais) um instrumento de (re)criação identitária da Nação.
- A educação estética da Nação e a “Campanha do Bom Gosto” de António Ferro (1940-1949)Publication . Ribeiro, Carla PatriciaA “Campanha do Bom Gosto” foi colocada em marcha por António Ferro, director do Secretariado de Propaganda Nacional, em 1940, no seguimento das Comemorações Centenárias então realizadas, constituindo uma iniciativa cultural cujo propósito assumido era o de criar uma consciência estética entre os portugueses. Abarcando intervenções e iniciativas muito diversas, procurou instituir um modelo estético que criasse uma fachada para a Nação, apresentando-a como um país civilizado, por oposição a um país de revoluções, simultaneamente moderno e tradicional. Este artigo procura analisar essa campanha, fruto de um contexto político autoritário e ditatorial, o Estado Novo, saber quais as suas origens, formatos e intenções e descobrir que marcas deixou no Portugal democrático do século XXI e na sua identidade.
- O turismo e a projeção da vida nacional por António Ferro: o papel dos concursosPublication . Ribeiro, CarlaA preocupação com o turismo e com a sua organização fez-se sentir em Portugal a partir de nais do século XIX e inícios do século XX, quando o setor se apresentou como resposta aos problemas nanceiros com que o país se defrontava. Desta forma, a I República adotou uma visão do turismo como indústria, concebido como atividade económica crucial para o país, um setor a ser orientado e defendido pelo Estado. Em 1939, em pleno Estado Novo, a tutela do turismo passou do Ministério do Interior para o Secretariado de Propaganda Nacional dirigido por António Ferro. Este artigo procurará esclarecer a visão de Ferro relativamente ao turismo e o seu papel dentro do regime, como arma de propaganda político-ideológica, pela análise de um dos modelos mais utilizados pelo Secretariado: os concursos populares.