ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Subject "Action Research Methodology"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Pires, Sara Carvalho; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, foi solicitado à mestranda um relatório que versasse sobre o seu estágio como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II. Assim sendo, o relato evidencia o percurso académico da mestranda, quer a nível profissional quer a nível pessoal, nas valências de Creche e Educação Pré-Escolar. Nesta linha de pensamento, a mestranda expõe o seu percurso e experiências que possibilitaram e potenciaram a construção de saberes e a aquisição de competências, que lhe permitiram construir o seu perfil profissional, alicerçado num leque de referenciais teóricos e legais A mestranda desenvolveu a sua prática educativa usando uma aproximação à Investigação-Ação, uma metodologia que é levada a cabo em quatro etapas: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia facilita a articulação entre saberes e atitudes, construída pelos diferentes atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos educativos e os processos de estágio são elementos chave na formação docente e revelaram-se fundamentais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, auxiliando o desenvolvimento de competências para a educação. A mestranda tem plena consciência que para dar resposta aos desafios atuais, fruto das constantes alterações sociais, deve investir na sua formação contínua, com o intuito de se manter atualizada e desenvolver novas competências, profissionais e pessoais.