ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Subject "Acolhimento residencial"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovensPublication . Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos; Pessanha, ManuelaO acolhimento residencial, na ausência de uma retaguarda familiar adequada que assegure a satisfação das necessidades mais básicas das crianças e jovens, assume-se como uma medida fulcral para o desenvolvimento integral e estruturado dos menores acolhidos, não obstante a inexistência de um consenso alargado entre os autores sobre a importância deste acolhimento. Nesta lógica, atendendo à duração da institucionalização de crianças e jovens, afigura-se como fundamental criar linhas de intervenção por profissionais especializados que partam das necessidades evidenciadas por estas crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar um apoio efetivo e individualizado na sua transição para a vida ativa. O presente Relatório apresenta o desenho e o desenvolvimento do Projeto “Re(Construir) o Caminho”, orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa. Este Projeto tinha como finalidade “A desinstitucionalização e a transição para a vida adulta seguras através da promoção da autonomia dos jovens”. Para tal, foi planeada uma intervenção com os profissionais e as crianças e jovens institucionalizados, com base numa reflexão/consciencialização sobre as práticas adotadas e um subsequente ajuste às necessidades das crianças e jovens, com o objetivo de aprofundar as suas competências pessoais e sociais. Os resultados do Projeto e as mudanças evidenciadas foram considerados como significativos pelos participantes, tendo sido atingidos os objetivos traçados, tanto a nível da intervenção com as crianças e jovens, como com os profissionais. A continuidade desta intervenção poderá desencadear mudanças mais estruturais.
- (Re)Construir Vidas. Um Projeto de Intervenção Psicossocial em Contexto de Acolhimento Residencial de JovensPublication . Ribeiro, Eliana Sofia Neves; Pessanha, ManuelaNa ausência de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma fonte de segurança e apoio ao bem-estar e desenvolvimento integral de jovens com medida de promoção e proteção, o acolhimento residencial ganha maior importância, na medida em que permite promover e assegurar a proteção dos mesmos. Não obstante, a importância de um olhar cuidadoso sobre as variáveis de cariz estrutural, dão-nos pistas relevantes quanto a situações que poderiam ser melhoradas, com vista a proporcionar aos jovens acolhidos práticas mais securizantes, necessárias para quem na vida já se sentiu menos feliz e menos amado. Nesse sentido, e com vista a garantir um caminho centrado no seu projeto de vida que lhes garanta a autonomia e as competências necessárias para uma efetiva inserção social, torna-se crucial criar um ambiente propício ao pleno desenvolvimento físico e emocional dos jovens acolhidos, onde tenham figuras significativas que permitam colmatar a carência de compreensão, humanismo e acompanhamento que por vezes vivenciam. O presente Relatório integra um olhar atento e co construído relativo ao Projeto “(Re)Construir Vidas” orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa e que teve como finalidade “O desenvolvimento integral das jovens através da promoção da sua educação, saúde e bem-estar”. Para tal, investiu-se numa intervenção que potencializasse oportunidades de desenvolvimento moral, aprendizagem de interações mais adequadas e a construção de espaços que permitiram a descoberta de cada uma das jovens, potenciando a sua autoestima e segurança. Ainda que os resultados obtidos tenham sido considerados pertinentes e o Projeto tenha contribuído para condições que permitiram a educação, o bem-estar e o desenvolvimento integral das jovens, com o envolvimento dos profissionais, foi considerado que a continuidade da intervenção poderia alargar outros horizontes, proporcionando às jovens uma maior realização pessoal e social.
- "(Re)significar" um projeto de intervenção social em contexto de acolhimento residencial de jovensPublication . Silva, Renato Manuel Neves; Bertão, AnaO acolhimento residencial é uma resposta de colocação extrafamiliar que visa assegurar a proteção das crianças e jovens, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Assim, esta medida deverá oferecer à criança ou jovem um ambiente protegido onde a mesma possa adquirir e/ ou desenvolver competências de forma a lidarem com os vários desafios desenvolvimentais. Este percurso é feito junto de adultos que se assumem como figuras significativas na vida destes jovens, que, muitas vezes, colmatam uma grande carência emocional e afetiva sentida pelos mesmos. O acolhimento residencial é, pois, um espaço de aprendizagem, responsabilização, identificação e de afirmação pessoal. Não obstante, o acolhimento residencial poderá acarretar vários desafios, existindo sempre espaço para a reflexão e para o avanço. Este relatório constitui-se como um olhar reflexivo sobre o projeto de investigação-ação participativa "(Re)significar", que procurou alterar as práticas institucionais por forma a investir em ações que valorizem as jovens em acolhimento, de modo a promover a sua participação e empoderamento. Para tal, foram desenvolvidas duas ações: "(Re)pensar" e "(Re)descobrir". Uma primeira ação teve como objetivo criar espaço para que os profissionais pudessem refletir sobre si próprios e o trabalho que se encontram a desenvolver, bem como, repensar algumas das práticas da instituição. Já a segunda ação, dirigida especificamente a uma das jovens da casa de acolhimento, visou envolvê-la numa relação que se pretendeu transformadora e transformativa, acompanhando-a e partilhando com ela todos os seus medos, receios, desejos e sonhos. Deste projeto resultaram algumas mudanças, principalmente na vida da jovem.
- Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com profissionais e crianças em acolhimento residencialPublication . Ventura, Isabel Cristina Santos; Barros, Sílvia Araújo deO acolhimento residencial, de curta ou longa duração, é uma das medidas de proteção de crianças e jovens mais utilizadas em Portugal. Neste contexto, segundo a literatura (e.g., Davis, 2003), uma relação de confiança e de segurança com figuras de referência alternativas às parentais pode-se afigurar como um fator de proteção e potenciar um desenvolvimento adaptativo para os menores acolhidos. Neste sentido, e também devido ao tempo de convivência, os profissionais podem assumir esta relevância na vida dos mesmos, tornando-se assim importante uma reflexão constante sobre as práticas educativas e a forma como as relações são desenvolvidas neste contexto. O projeto “Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo”, apresentado neste Relatório, desenvolveu-se num centro de acolhimento temporário (CAT) com as crianças e os profissionais desse contexto. Foi orientado pela metodologia Investigação-Ação Participativa e teve como finalidade a promoção do bem-estar emocional de profissionais e crianças acolhidas na “Eu, criança”, através da melhoria das relações interpessoais e das práticas educativas. Com este fim, a intervenção conjunta e coconstruída centrou-se na conscientização e reflexão sobre as práticas educativas e na melhoria das relações entre os protagonistas. Tendo a avaliação ocupado um papel crucial ao longo do processo, verificou-se que o projeto alcançou os objetivos previstos, tendo as transformações e as mudanças sido consideradas como significativas pelos protagonistas
