ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Subject "Acolhimento institucional"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- "Crescer com as Emoções" Um projeto de Educação e Intervenção Social em acolhimento institucionalPublication . Fernandes, Eduarda Filipa Carvalho; Lopes, Helena; Monteiro, HugoO presente relatório representa a concretização de um Projeto de Educação e Intervenção Social, denominado de "Crescer com as Emoções", orientado pela metodologia de investigação-ação participativa (IAP). Foi desenvolvido numa instituição que tem como objetivo o acolhimento temporário de crianças em situação de risco ou perigo, nomeadamente: vítimas de maus tratos, negligência ou abandono. Com a finalidade de assegurar um projeto de vida que lhes garanta as competências necessárias para a vida adulta, torna-se fundamental proporcionar-lhes um ambiente saudável e favorável para o seu desenvolvimento pessoal, social e emocional. Posteriormente à realização da análise da realidade, e elencados os problemas e identificadas as necessidades, foi delineada a finalidade do Projeto: "Promover uma atmosfera socioemocional mais harmoniosa e democrática, de forma a propiciar uma relação interpessoal mais positiva e saudável entre as crianças". Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos gerais: promover o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis entre as crianças e promover as competências emocionais das crianças. Deste modo, desenvolveram-se duas ações: "Construindo relações" e "À descoberta das emoções". Para tal, construiu-se uma intervenção que lhes fomentasse a oportunidade de um espaço livre de atividades lúdicopedagógicas e de partilha, promovendo o fortalecimento de relações no grupo, aprendizagem de interações mais adequadas e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais. Os resultados do Projeto foram considerados como significativos, tendo sido atingidos os objetivos traçados, que contribuíram para o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
- O sol a brilhar: Um projeto de educação e intervenção social em acolhimento institucionalPublication . Abreu, Cristiana Vanessa Raposeira Cerdeiras; Neto, Ana Maria Bertão da SilvaO projeto de educação e intervenção social apresentado neste relatório denomina-se “O sol a brilhar”, assenta na metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo os sujeitos desde a sua conceção, e parte do pressuposto de que estes são, efetivamente, os agentes da mudança. O projeto foi desenvolvido no Centro de Acolhimento Temporário “Casa do Sol”. Esta instituição tem como objetivo o acolhimento institucional de jovens em situação de risco ou perigo, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Este Projeto decorreu entre outubro de 2015 e julho de 2016. Num primeiro momento da análise da realidade as equipas profissionais e os jovens identificaram três problemas: conflitos relacionais entre os jovens, falta de atenção individualizada e personalizada e dificuldades no percurso escolar. Explorados os problemas e elencadas as necessidades, foi então definida a finalidade do Projeto: melhorar a qualidade de vida dos jovens do CAT, a partir do desenvolvimento de uma relação interpessoal mais positiva entre os jovens e a valorização e desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais e acadêmicas. Os exercícios de dinâmica de grupo e o acompanhamento educativo individualizado foram as estratégias utilizadas nas duas ações do projeto: “Jogos para crescer” e “Superar os desafios”. Ao longo do desenvolvimento das ações foram surgindo alguns obstáculos e as sucessivas avaliações exigiram o ajustamento da planificação às características do grupo, o que permitiu que os objetivos definidos no desenho do projeto fossem parcialmente atingidos. No final, os jovens revelam maior preocupação com os outros, uma atitude pró-social e preocupação com as consequências das suas ações; são mais capazes de valorizar-se, a si e aos outros, de gerir os seus comportamentos a partir da análise do seu impacto na relação com o outro. Também, ao nível do estudo, os jovens que participaram no projeto adotaram novas estratégias de estudo de acordo com as suas necessidades.
