ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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- Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do SulPublication . Bastos, Cláudia Adriana Delevati; Cardoso, Fernando JoséRealizar uma avaliação do ensino ofertado pelas instituições de ensino, além de ser uma exigência legal, torna-se crucial para o sucesso e manutenção do ensino. Uma maneira de realizar o processo de avaliação é através de um acompanhamento eficaz dos seus egressos e do conhecimento da sua atuação profissional, verificar em que medida o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul contribuiu para a inserção dos egressos no mundo do trabalho é o objetivo do presente estudo. Recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da aplicação de um questionário aos egressos que colaram grau no período de 2013-2016. A fim de conhecer a situação profissional destes egressos, foram avaliadas as questões de inserção na atividade profissional, a relação entre as atividades desempenhadas e área de formação, a percepção que possuem sobre a sua formação profissional. Nesse processo, buscamos identificar também, a sua opinião no que concerne às potencialidades e fragilidades evidenciadas no curso. Os dados obtidos nos mostraram que a principal dificuldade encontrada pelos egressos, foi referente à inserção e identidade profissional, havendo a necessidade de um trabalho de sensibilização sobre o papel do gestor público. Esperamos que através dos resultados obtidos, os coordenadores e colegiado de curso possam realizar uma avaliação contínua e sistemática do curso, além de propor ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) alterações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), buscando assim melhorias no processo ensino-aprendizagem.