ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Subject "Acoustics"
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- Avaliação das condições acústicas em home studios e estúdios profissionais - estudo comparativoPublication . Freitas, Diogo Filipe Fernandes; Almeida, Gustavo Afonso Nina de; Ribeiro, Rui Miguel de Sousa Lima e SáO presente trabalho visa o estudo de sete espaços destinados à produção sonora e musical, com diferentes níveis de especialização, destinados à produção sonora e musical. O objetivo é traçar um perfil objetivo de cada espaço, baseada em parâmetros quantitativos, obtidos através de uma metodologia repetível, para posterior análise individual e comparativa dos espaços. O estudo identifica diferenças quantitativas, que justificam as diferenças na performance acústica de um espaço de tipologia Home Studio de um espaço de utilização profissional. São identificados vários parâmetros que justificam essas diferenças, tais como valores de Bass Ratio, iguais abaixo de 1,38, diferença de energia entre o som direto e primeiras reflexões igual ou superior a -14 dB, valores médios de C50, quando medidos entre as bandas de oitava de 500 Hz e 4000 Hz iguais ou superiores a 19,98 dB, entre outros. Por fim, é avaliada a viabilidade de converter um espaço doméstico, como um quarto ou uma sala, para as funções de estúdio de produção áudio, com performance similar a um espaço profissional. Tendo os espaços profissionais estudados como referência, conclui-se que é possível a referida conversão ser bem-sucedida, mas apenas em espaços cuja volumetria permita acomodar os recursos de acondicionamento acústicos necessários. No exemplo apresentado, a área útil do espaço diminuiria de 18,05m2 para 13,20 m2 e com o teto a baixar de uma altura de 2,64 m3 para 2,20 m3.
- Caracterização e sampling do órgão da Igreja de Santa ClaraPublication . Moreira, Luís Eduardo Ventura; Santos, Pedro Emanuel Oliveira; Ribeiro, Rui Miguel de Sousa Lima e Sá; Von Röhden, Pedro GuimarãesA arte organística surge por vezes isolada na História, mas percorre na realidade um caminho com múltiplos cruzamentos, aproximações e afastamentos a outras áreas do saber. O objetivo deste trabalho é estudar e estabelecer pontes entre as diferentes áreas científicas e artísticas que integram o restauro do órgão da Igreja de Santa Clara, a caracterização acústica do espaço e a sua gravação para arquivo. A identificação e qualificação, das principais características históricas da organaría Ibérica, da Igreja de Santa Clara e do seu órgão basearam-se numa revisão bibliográfica focalizada. A caracterização acústica do instrumento e do espaço envolvente foi obtida por meio de testes acústicos realizados para determinação de parâmetros objetivos, como o Tempo de Reverberação e a Inteligibilidade da Palavra. A gravação sistemática, e criteriosa de todas as notas produzidas pelos vários registos do instrumento permitiu a sua exata descrição sonora no presente, e constitui material essencial para a futura criação e programação de um instrumento virtual.