ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Subject "3D Audio"
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- Ópera Real e a Repetição do Fim do Mundo - um contributo da sonoplastia e da espacialização sonoraPublication . Leitão, Daniel Oliveira Freire; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Cabral, Inês SalselasO seguinte projeto, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, pretende analisar e relatar o processo estratégico e metodológico, criativo e operacional na criação da sonoplastia realizada para a peça da Ópera Real – A Repetição do Fim do Mundo, encenada por António Durães. O objetivo fulcral foi ode tornar uma peça de ópera numa uma peça imersiva, levando os espetadores a sensações e a lugares distintos. A execução da peça foi apresentada a 12 de maio no Teatro Helena Sá e Costa (Porto), a 18 de maio na Casa das Artes de Famalicão (Famalicão) e a 22 de junho de 2023 no Coliseu Ageas do Porto. Um dos desafios propostos pelo encenador para a sonoplastia da Ópera era que esta tivesse a capacidade de se tornar numa experiência imersiva para a audiência através de momentos de intensidade e também com momentos de transição entre atos, que seriam conjugados em parceria como o departamento de Vídeo. Deste modo, foi feita uma pesquisa, que é documentada nos primeiros capítulos, sobre Design de Som, áudio 3D e tecnologias que contribuíram para a operacionalidade do espetáculo operático. Por fim, temos a descrição detalhada de como é que o projeto se foi desenvolvendo desde a sua pré-produção até à sua execução. Tendo especial foco na construção sonora para a ópera e no modo como o sistema de som foi implementado para ter um resultado de acordo com o objetivo delineado desde o início do projeto. Não esquecendo, as dificuldades sentidas durante o processo e reflexões que foram feitas após a execução do projeto. Este projeto veio a descobrir-se desafiante, tendo em consideração toda a complexidade que envolve criar a sonoplastia para uma peça de teatro. Sabendo as suas diferenças com o trabalho que é desenvolvido para o cinema ou para um meio de multimédia linear, este veio por outro lado a debloquear receios do que é o trabalho de som ao vivo e a descoberta de uma nova área onde o som pode ser manipulado e enaltecer o projeto, tornando-o único.