ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by Subject "Alunas estudantes"
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- Josephina’s: as Alunas do Ensino Industrial no Porto – 2ª metade do séc. XIXPublication . Moreira, Alda Maria Alhais; Lambert, Maria de Fátima; Rocha, Lígia Maria Moreira FernandesO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, da Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto. Através deste trabalho de investigação, desenvolvido no Museu do ISEP, pretende-se fazer um levantamento de dados, dos registos de alunas a frequentar o Ensino Industrial, na cidade do Porto, na segunda metade do século XIX. Como metodologia de trabalho foi definido, no início da investigação, que, o período de análise seria de 1852, quando a Escola Industrial do Porto foi inaugurada, precursora do ISEP, até ao ano de 1900. Para este estudo foi feito o levantamento e interpretação rigorosa de toda a documentação no Arquivo Histórico, relativo às Matrículas dos Alunos, abrangendo o Registo dos Exames, das Menções Honoríficas e de Capacidade (fontes primárias). O objetivo principal foi saber da existência de alunas matriculadas, no período definido e, em caso positivo, contabilizá-las. Face aos dados recolhidos seria feito uma análise destas alunas, caso fossem encontradas. Segundo a sua responsável, até à presente data, nunca tinha sido realizado este levantamento no Arquivo Histórico. Após a conclusão desta etapa do Estágio, reuniu-se os registos da presença de 13 mulheres-estudantes, neste tipo de Ensino (Industrial e Comercial), com informações relativas ao aproveitamento e Menções Honoríficas atribuídas a algumas alunas. Destaca-se, como curiosidade, a primeira aluna matriculada no Instituto Industrial do Porto, no ano letivo de 1884/1885, de seu nome Josephina Baptista Azeredo da Cruz, professora da instrução primária. Relativamente, ao Relatório foi estruturado em quatro Capítulos. Sendo que o primeiro, visa fundamentalmente, o levantamento de informação, apresentação da entidade de acolhimento, e plano de atividades realizadas. O segundo incide no sistema de ensino, desde o Primário, Secundário e Artístico, e as respetivas características, mas, dando maior enfoque no Ensino Industrial. Como contextualização histórica, destaca-se ainda a criação da Escola Industrial do Porto e as suas várias Denominações. O terceiro, refere-se à situação da mulher em contexto familiar, social e económico. O último Capítulo é dedicado exclusivamente ao cerne da questão desta investigação, ou seja, saber quem eram estas mulheres-estudantes.