ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by Subject "Acessibilidade"
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- A imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do PortoPublication . Sousa, Cláudia Sofia da Silva; Teles, Rui Fernando da Maia Oliva; Araújo, Maria José Freitas Borges deA cultura e o acesso à cultura têm de ter condições de democraticidade, de acessibilidade. Definida como o conjunto de todas as manifestações humanas – tudo o que tem a intervenção do ser humano – representa os conhecimentos de um determinado grupo social, os seus costumes, razão pela qual os eventos, programas e trocas culturais devem ser acessíveis a todos, independentemente das possibilidades e necessidades de cada um/uma. A acessibilidade aos bens culturais é a base para a igualdade de oportunidades, para o acesso a esses bens. Para além de facultar a afluência o acesso a um determinado destino ou o usufruto de um produto, de um espetáculo, etc., é a garantia de que todos os cidadãos, sem exceção, podem participar e aceder aos conteúdos culturais nos diferentes espaços. E, é ainda a possibilidade de respeitar os direitos de acesso que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, aquelas que tem necessidades adicionais de suporte. Atualmente, em Portugal, existem diversos espaços museológicos que, apesar de demonstrarem uma certa preocupação com o acesso e fruição dos diferentes produtos culturais, em igualdade de circunstâncias, não se encontram totalmente adaptados para acolher todos os tipos de público. Deste modo, no presente estudo refletimos sobre as acessibilidades aos museus da cidade do Porto, salientando a sua importância e o papel da educação. Inicialmente, apresenta-se a problemática, os objetivos e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Trata-se de um estudo de caso comparativo realizado em quatro museus da cidade do Porto, que facilitou a compreensão da organização dos espaços, a partir da investigação empírica e dos referenciais teóricos identificados na bibliografia.
