ISCAP - Dissertações de Mestrado
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- Da indústria 4.0 à indústria 5.0: impactos sociais nas atividades comerciais e no negócio eletrónicoPublication . Gonçalves, Ana Luísa Salgado; Pereira, Rui Humberto Ribeiro; Silva, António José Abreu daO termo quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 (I4.0) surgiu pela primeira vez em 2011, pode ser definido como um paradigma que tem como objetivo principal ligar as máquinas através da internet e de várias tecnologias de modo a tornar as fábricas mais autónomas e flexíveis. O conceito de Indústria 5.0 (I5.0) ou Quinta Revolução Industrial, tem vindo a tornar-se um paradigma cada vez mais presente no nosso quotidiano e foca-se na colaboração entre seres humanos e sistemas inteligentes, procurando criar um ambiente industrial colaborativo. A I5.0 procura aproveitar as tecnologias presentes na I4.0 para o bem-estar dos cidadãos no seu dia a dia. Na presente dissertação, são abordados os conceitos chave desta investigação: I4.0 e as tecnologias dominantes neste paradigma, tais como Cyber Physical Systems, Internet Of Things, Big Data, Data Science, Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial, entre outros, I5.0, E-commerce / Negócio Eletrónico. Tendo em conta todo o impacto que estas duas revoluções industriais tiveram essencialmente na indústria e consequentemente na sociedade, as transações e atividades comerciais também irão sofrer alterações. O modo de produção, o modo de entrega, a elevada quantidade de informação e os preços dos produtos/serviços irão sofrer várias mudanças, acabando por impactar também o negócio eletrónico. De forma a investigar esta problemática, foi levantada uma questão de investigação (QI) e foi feita uma revisão sistemática de literatura (RSL), com o objetivo de recolher a literatura mais atualizada sobre o assunto e consequentemente encontrar respostas para a QI, permitindo-nos perceber que impactos o e-commerce está a ter atualmente com a I4.0 e I5.0. De uma forma genérica, as principais conclusões obtidas neste estudo estão relacionadas com a forma como a propagação da informação e a maior generalização no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) faz com que os cidadãos se sintam mais seguros e confiantes no ato das compras online. Além disso, o aumento da preocupação com a sustentabilidade, pode estar a mudar a forma como a indústria e o consumidor observam a conceção de um produto e o produto final.