ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Subject "1.º CEB"
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- Relatório de estágioPublication . Cruz, Sofia Leão Aguiar Braga da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio, requisito parcial para obtenção do grau de mestre, espelha o processo de desenvolvimento profissional da mestranda, nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, realça o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, relativas ao saber-agir ser e estar em contexto, fundamentadas num enquadramento teórico e legal conciso e exigente, sustentadas pela metodologia investigação-ação, recorrendo às estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão no sentido da transformação da prática letiva, melhorandoas. Nesta linha de pensamento, a mestranda construiu o seu perfil profissional, desenvolveu atitudes indagadoras e um pensamento crítico na, para e sobre sua a ação, articulando a teoria com a prática. Realça, ainda, que a colaboração com o par pedagógico, educadora/professora cooperante e supervisores institucional constituiu um forte contributo para a construção de representações daquilo que é ser educadora/professora do 1º CEB na atualidade. O relatório é, por si mesmo, um espaço de aprendizagem e reflete o início da construção da identidade profissional da futura educadora/professora.
- Relatório de EstágioPublication . Simões, Sara Daniela de Sousa; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório espelha o processo formativo tendo sido elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme previsto no Complemento Regular Específico do Curso. Deste modo permitiu criar um momento de reflexão crítica e sistemática sobre a Prática Educativa Supervisionada que constituiu um ponto-chave no desenvolvimento pessoal e profissional e capacidade de articular teoria e prática. Sustentando este percurso formativo numa metodologia que se aproximou da Investigação-Ação, foi através das suas etapas inerentes de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que a docente-estagiária agiu de modo intencional, segundo os interesses e necessidades das crianças dos diferentes contextos, e consequentemente transformou a sua prática num momento imprescindível de mobilização de conhecimentos, capacidades, competências e atitudes que a tornaram capaz para a profissão docente. A par disso, o processo supervisionado sustentado numa metodologia colaborativa permitiu a partilha de saberes e experiências que enriqueceu a pessoa e o profissional que sou. Neste contexto serão expostas potencialidades adquiridas e construídas, assim como limites, a desenvolver ao longo da vida.