ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
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Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by Subject "análise de classes latentes"
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- Perceções da Desigualdade de Género nos JovensPublication . Neto, Ana Sofia Pires; Ferreira, Marisa Roriz; Borges, Ana Isabel CoelhoA desigualdade de género representa ainda um tema atual e oportuno, face às assimetrias que ainda são encontradas entre homens e mulheres. Apesar dos vários estudos sobre esta problemática, poucos se dedicaram ao estudo das perceções sobre a desigualdade de género, particularmente, as dos jovens, cidadãos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo entender as perceções dos jovens sobre o tema e contribuir para melhores práticas assentes na promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre géneros, principalmente, em contexto escolar. Este trabalho é composto por dois artigos científicos. No primeiro artigo, pretendeu-se aprofundar o conceito de desigualdade de género e de perceções, a fim de explorar o que une estes dois temas. A literatura serviu-nos de base à realização de um estudo quantitativo, que efetuamos em seguida, com objetivo de amplificar o nosso conhecimento sobre as perceções da desigualdade de género dos jovens nas Esferas Política, Empresarial e Privada (lar), bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Tentou-se, ainda, compreender o papel da educação/formação na construção destas perceções. Considerando a importância do conhecimento na desconstrução dos estereótipos sociais de género que se “atravessam” nos percursos escolares e profissionais dos jovens, o segundo estudo que desenvolvemos, teve como objetivos (i) compreender as diferentes formas de percecionar a desigualdade de género por parte dos jovens na Esfera Pública (Política e Empresarial) e nas Atividades (tarefas diárias); (ii) compreender como é que as perceções da desigualdade de género por parte dos jovens, variam de acordo com as suas características sociodemográficas; (iii) compreender a influência da educação/formação sobre igualdade de género na construção destas perceções. Para isso, numa primeira fase foi explorado o conceito de Educação e Género, bem como explicadas algumas práticas recorrentes em contexto escolar, que contribuem para a perpetuação da desigualdade. Em seguida, foram analisadas algumas diferenças importantes para este estudo, relativas às características dos jovens que frequentam o ensino profissional ou o ensino regular (geral). Por último, foi realizada a análise de classes latentes que nos permitiu agrupar os jovens com base nas suas respostas acerca do poder e estatuto dos homens e das mulheres na Esfera Política e Empresarial, bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Desta análise resultaram quatro grupos de jovens que divergem nas suas perceções acerca da Esfera Pública, são eles: os Neutros, os Moderados, os Conscientes e os Outsiders. No que respeita às perceções acerca das Atividades (tarefas diárias), foi possível chegarmos a três grupos de jovens que diferem nas suas perceções, são eles: o Cinza, o Rosa e o Azul.