ESS - OST - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - OST - Comunicações em eventos científicos by Subject "Biofeedback"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da utilização do sistema SHaRe no treino de adaptação à prótese do membro superior: um estudo de casoPublication . Pinho, Inês; Sousa, Helena; Portugal, PaulaAmputação é a perda parcial ou total de um membro que acarreta complicações físicas, psicológicas e sociais. Estima-se que em 2017 o número de amputações, apenas por causas traumáticas, tenha sido cerca de 57,7 milhões. Para além destas, a amputação pode também ser causada por fatores congénitos, infeções ou tumores. Independentemente da causa, a amputação altera o quotidiano de uma pessoa impactando a sua qualidade de vida. As amputações congénitas podem derivar de distúrbios genéticos, anormalidades cromossômicas ou exposições ambientais. A Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão, adotou o sistema de classificação Oberg-Manske-Tonkin para poder categorizar todas as anomalias do membro superior em malformação, deformação e displasia. A adaptação à prótese do membro superior deve ser feita o mais rapidamente possível e existem várias opções, incluindo prótese cosmética, mioelétrica e híbrida. Uma vez que a adaptação é difícil e demorada pode-se pensar na utilização de ambientes virtuais para facilitar e motivar os utilizadores na adaptação à prótese. A literatura também indica que o uso de ambientes virtuais tem mostrado bons resultados quanto ao desempenho funcional.
- Impacto do biofeedback na reabilitação motora de pessoas com sequela de lesão neurológica adquiridaPublication . Abreu, Paulo; Restivo, Maria Teresa; Sousa, HelenaNeste trabalho é apresentado o dispositivo instrumentado SHaRe e diversas aplicações informáticas desenvolvidas, na forma de jogos com as quais interatua, que permitem a sua utilização em atividades de reabilitação, nomeadamente, num programa de Terapia Ocupacional. O dispositivo Share, na sua forma de copo, está instrumentado com sensor de força e com sensor inercial. Esta instrumentação do dispositivo associada às aplicações desenvolvidas, permitem dar ao utilizador um feedback da força preensora usada na manipulação do objeto, bem como usar técnicas de visualização aumentada. Estas funcionalidades, juntamente com o uso de aplicações do tipo de jogos, permitem aos utilizadores uma maior motivação com impacto no sucesso das atividades de reabilitação. A utilização do dispositivo SHaRe foi testada em diversos contextos de reabilitação tendo a sua utilidade e versatilidade sido reconhecidas por utilizadores e técnicos.
- Impacto do biofeedback na reabilitação motora de pessoas com sequela de LNA- estudo de casoPublication . Coelho, João Daniel Pereira; Sousa, Helena; Portugal, PaulaAvaliar o efeito da técnica de biofeedback na reabilitação em pessoas com lesão Neurológica Adquirida, no que diz respeito aos níveis de força, atenção e memória. Trata-se de um estudo de caso multimetodológico, de nível microfocado num ator, no qual a amostra deste estudo é não probabilística intencional. Definiu-se como critérios de inclusão a idade do participante ser igual ou superior a 18 anos, compreender a língua portuguesa e ser portador de um diagnóstico de lesão neurológica adquirida, possuindo limitações motoras e cognitivas, como sequela da lesão. As variáveis em estudo foram analisadas em três momentos de avaliação (inicial, intermédia e final) incluídos nas oito semanas de intervenção, através da Entrevista Semi-Estruturada, da Medida de Independência funcional, da Escala de Ashworth Modificada e do SHARE. Após a análise dos dados foi possível verificar melhorias significativas ao nível do controlo da força, da atenção e memória, ao fim de oito semanas de intervenção. Através deste estudo conclui-se que o uso da Realidade Virtual como técnica imersiva do biofeedback parece ter um impacto positivo na reabilitação de pessoas com diagnóstico de Lesão Neurológica Adquirida.