ESMAD - DM - Design
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Browsing ESMAD - DM - Design by Subject "Adorno"
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- Design em prata: a comunicação pessoal através do adornoPublication . Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraA prata tem estado cada vez mais presente nas diferentes vertentes do Design, sobretudo aquelas que se relacionam com a ornamentação, relembrando uma arte por vezes esquecida ou desconhecida; a ourivesaria (artesanal e industrial). Assim, aliando o Design Industrial e a curiosidade, desenvolveuzse um projeto que procura compreender o Homem e o adorno numa perspetiva projetual, mais precisamente, a comunicaçao pessoal atraves do mesmo, abordando temas como a prata, ourivesaria, métodos produtivos, o culto pela imagem, comunicaçao dos adornos, comunicaçao visual, sentimentos e Design. Neste contexto, a prata, sendo o material de eleiçao e tema de investigaçao, destaca-se ao longo deste relatorio pelas suas propriedades, aplicações e capacidade de acompanhamento e participação no desenvolvimento humano e industrial, deixando em aberto um mundo de possibilidades para o futuro. Desta forma, este relatorio pondera e sugere uma reapreciaçao da prata. Em seguimento, o Design em Prata tem vindo a demarcar a sua presença na ourivesaria acompanhando o fascinante mundo da moda e, consequentemente, tem sido cada vez mais comum na imagem dos indivíduos (comunicaçao visual). De um modo geral, a comunicação faz parte do dia-a-dia do ser humano, sendo uma necessidade intrínseca ao mesmo. Assim, analisando a comunicação visual, que alimenta e e' a voz do culto pela imagem, percebe se que esta nao reside apenas no Homem mas também no que o rodeia como os seus objetos, neste caso, os adornos. Aqui, o Projeto encontra o seu objetivo de investigação e aprofunda os seus temas construindo uma proposta de ourivesaria em prata que se torna objeto de analise nas capacidades de comunicaçao de um adorno em prata. No que concerne a metodologia, decidiuzse que seria adequado uma divisão em duas partes: teorica e pratica. A primeira procurou uma aquisição de conhecimento sobre o material, ourivesaria, Design em Prata e a relação entre o Homem e os adornos. Para tal, através da pesquisa, e de outros meios de reunião informativa como a entrevista, particularizou-se a informação de forma a orientar a segunda parte: a pratica.Esta última, focou-se no desenvolvimento e efetivação física de um projeto de Design em Prata com o objetivo de análise e de participação na conceção de projetos que alimentam a criação de ourivesaria. Num primeiro momento, a estruturação do briefing e do conceito exigiu a perceção e observação do mercado e do publico-alvo, resultando num brainstorming com necessidade de contacto direto com os diferentes metodos produtivos. Neste momento, observaram-se de perto as varias opções de produção, compreendendo-as, de forma a propor uma produção em serie, dotada de uma preocupação ecológica. Desta forma, proporcionouzse uma interação pessoal ~ relação essencial entre designer e produtor influenciando a soluçao encontrada e proporcionando o acompanhamento produtivo. Através do estudo, do qual resultou um projeto traduzido em peças físicas de ourivesaria em prata e um relatorio de investigação, concluiu-se que a comunicação e' complexa, sendo apenas clara para o utilizador, independentemente das interpretações do observador, dos métodos produtivos e das intençoes do designer, embora possam ser fortes influenciadores.