ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- O drama como estratégia de desenvolvimento e de aprendizagem na educação de infânciaPublication . Costa, Jéssica Regina Moreira da; Hardalova, Poliksena Inanova; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório relata o processo de formação da Prática Educativa Supervisionada da mestranda, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa refletir sobre o percurso da mesma, destacando o seu desenvolvimento pessoal e a aprendizagem profissional durante os estágios nas valências de Educação em Creche e na Educação Pré-Escolar. Desta forma, este documento pretende abordar as competências e as aprendizagens adquiridas durante os estágios profissionalizantes, com enfoque no drama, recorrendo à técnica da improvisação. As práticas desenvolvidas decorreram dentro de um ciclo dinâmico, sustentado pela metodologia de Investigação-Ação, que envolveu os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, o que proporcionou uma abordagem inovadora, reflexiva e significativa para todos os envolvidos. A mestranda aprofundou seus saberes pedagógicos, fundamentando a prática nas pedagogias participativas, que colocam a criança como agente ativo no seu desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo da mestranda foi criar um ambiente propício a aprendizagens significativas e integradoras, tendo sempre em conta e atenção os interesses e necessidades das crianças. Em suma, a colaboração com a colega de estágio, as educadoras cooperantes, bem como as supervisoras institucionais foram fundamentais para o desenvolvimento e amadurecimento profissional da mestranda, preparando-a para a profissão de Educadora de Infância.
- O impacto da leitura de livros na formação integral das crianças na educação de infânciaPublication . Silva, Ana Isabel de Sá e; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroEste relatório de estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, com foco na Creche e na Educação Pré-Escolar. O estágio constituiu uma fase essencial na formação da mestranda, permitindo-lhe refletir criticamente sobre as experiências pedagógicas e integrar teoria e prática na sua evolução profissional. A investigação desenvolvida teve como objetivo analisar a importância da leitura de livros no desenvolvimento das crianças em creche e pré-escolar, destacando as contribuições para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social. A questão orientadora foi: De que forma a leitura de livros pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças na educação de infância? A metodologia baseou-se na observação das práticas pedagógicas em contexto de estágio, análise dos livros utilizados, conversas com educadoras e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que a leitura, mediada por adultos, promove o desenvolvimento da linguagem, amplia o vocabulário, estimula a imaginação e favorece as interações sociais. A adaptação das estratégias pedagógicas ao grupo revelou-se essencial para o envolvimento das crianças e para a eficácia das aprendizagens. Conclui-se que a leitura integrada nas práticas educativas desde a creche até ao pré-escolar é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento global das crianças, reforçando a importância de ações intencionais que valorizem a participação ativa e o interesse dos educandos.
- Interações entre pares na Educação de InfânciaPublication . Magalhães, Maria Inês Ramos de; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.
- A Música como linguagem artística de expressão, criatividade e afeto: repensar as práticas pedagógicas na educação de infânciaPublication . Fernandes, Raquel Ferreira; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente Relatório de Estágio (RE) enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e reflete o percurso formativo da mestranda, em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar (EPE). Centrado na valorização da música como linguagem artística, este trabalho analisa o potencial expressivo, afetivo e criativo da experiência musical na infância, bem como o seu contributo para o bem-estar e desenvolvimento global da criança. A partir de uma abordagem participativa e de uma perspetiva que reconhece a criança como sujeito de direitos, a mestranda desenvolveu propostas musicais que privilegiaram a escuta, a improvisação e o movimento, favorecendo a autonomia, a sensibilidade e o envolvimento. Inspiradas na abordagem de Reggio Emilia e nas teorias do desenvolvimento musical da criança, as ações pedagógicas foram concebidas como experiências abertas, esteticamente cuidadas e potenciadoras de vínculos afetivos. A prática educativa revelou-se como um espaço de investigação e reflexão, onde se procurou responder aos interesses das crianças e superar algumas limitações descritas na literatura, promovendo ações pedagógicas que tentaram ser inovadoras. A música foi entendida não como uma atividade ocasional ou funcional, mas como uma linguagem essencial ao desenvolvimento da expressão, da criatividade e da relação afetiva. Este relatório evidencia a importância de criar contextos educativos mais sensíveis, onde as múltiplas linguagens da infância - com destaque para a musical - sejam reconhecidas e promovidas de forma intencional. Através da análise das experiências vividas e da fundamentação teórica que as sustentou, a mestranda propõe uma visão da educação artística como eixo central de uma pedagogia humanizadora, reflexiva e transformadora, valorizando a arte como uma forma de ser e estar no mundo.
- O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interaçõesPublication . Carvalho, Inês Lima de; Gomes, Joana Querido; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens.
- A prática das Artes Visuais e a natureza: interações promotoras de desenvolvimento e bem-estarPublication . Lopes, Rita Alexandra Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Silva, Susana Maria Sousa Lopes daO presente relatório explora o processo de formação da mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em Creche e Educação Pré-Escolar. Assim, este documento tem como objetivo apresentar as competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios, mobilizando referências teóricas, legais e pedagógicas que sustentaram as práticas realizadas e a temática em estudo: compreender de que forma a envolvência da Natureza em práticas de Artes Visuais, pode promover o desenvolvimento holístico e o bem-estar das crianças. Para tal, a estagiária apoiou-se em diversas referências teóricas que analisam a relação entre a Natureza e as Artes Visuais, numa perspetiva de promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança. Todas as propostas desenvolvidas tiveram origem na observação das crianças, dos seus interesses e necessidades, orientando a planificação das atividades e a posterior reflexão, de modo a garantir a sua adequação ao grupo e a promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, e com o intuito de enriquecer a sua prática educativa, a formanda descreve, analisa e reflete sobre as experiências educativas implementadas ao longo do estágio. As atividades desenvolvidas permitiram-lhe evoluir e aprofundar a reflexão sobre o seu papel enquanto educadora, reforçando a importância do papel do educador e evidenciando a perspetiva da criança como ser ativo e agente do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destaca-se a relevância do meio envolvente e da diversificação de experiências educativas na promoção do desenvolvimento holístico da criança.
- A projetualidade e o brincar como eixos centrais na aprendizagem profissional em educação de infânciaPublication . Tavares, Beatriz Soares; Araújo, Sara de Barros; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, componente central do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Desenvolvido em contextos de educação em creche e de educação préescolar, este percurso formativo procurou articular o saber académico (teoria) com a realidade educativa (prática), promovendo uma ação pedagógica refletida, crítica e centrada na criança. A intervenção pedagógica baseou-se na Metodologia de Investigação-Ação, que sustentou uma prática reflexiva e contínua, e na Metodologia de Trabalho de Projeto, potenciando o envolvimento ativo das crianças na construção do conhecimento. Um dos principais focos da prática foi a reorganização dos espaços educativos, com destaque para a transformação da varanda na valência de creche e da sala de atividades na valência de educação pré-escolar, assumindo o brincar como motor de desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar. Neste percurso, destacou-se também a implementação do projeto Exploradores dos Países, que, através de atividades colaborativas e significativas, incentivou a curiosidade das crianças e reforçou a comunicação com as famílias. Este relatório reflete, assim, o processo de crescimento pessoal e profissional da mestranda, evidenciando competências adquiridas e uma prática educativa intencional, inclusiva e orientada pelos princípios das Orientações Pedagógicas para Creche e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
- Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das criançasPublication . Gouveia, Inês Santos; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelNeste relatório pretende-se descrever o processo de formação da mestranda na Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de creche e educação pré-escolar, onde a mestranda contactou com os instrumentos de regulação e organização do grupo. Estes instrumentos são utilizados na educação de infância para organizar a vida diária do grupo, sendo construídos e preenchidos conjuntamente com as crianças. Pretende-se responder à questão “De que forma os instrumentos de regulação e organização do grupo potenciam a autonomia e participação das crianças?”, recorrendo a uma metodologia participativa, de natureza qualitativa e com características de investigação-ação. Solicitou-se a participação das crianças através da realização de um desenho do instrumento favorito, acompanhado da sua verbalização, sendo o mapa de atividades o mais representado nos seus desenhos. Realizou-se um questionário a educadores/as de infância, que permitiu compreender que estes instrumentos são largamente utilizados na sua prática educativa, referindo-se a sua implicação na autonomia das crianças, criando oportunidades de intervenção na vida de grupo e de envolvimento na gestão e avaliação. Observou-se em contexto de educação pré-escolar a implicação destes instrumentos, nomeadamente, dos inventários e do mapa de atividades na autonomia e participação das crianças, permitindo a apropriação do espaço e dos materiais e a sua participação no planeamento das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de tomar decisões. Na creche, observou-se que a utilização da agenda semanal com recurso a fotografias de atividades diárias permitia a apropriação da rotina pelas crianças. Este relatório apresenta também projetos realizados com as crianças, provenientes das suas narrativas, no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Em suma, os instrumentos de regulação e organização do grupo são recursos fundamentais para potenciar a autonomia e a participação das crianças, fomentando a tomada de decisões e a participação na vida de grupo.
- Relatório de estágio: a importância da organização do tempo na educação de infânciaPublication . Silva, Catarina Isabel Couto da; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelO presente relatório tem como objetivo descrever o processo de formação da mestranda no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, incidindo no trabalho colaborativo desenvolvido nas valências da creche e na educação pré-escolar. Para a elaboração deste relatório a mestranda baseou-se num quadro teórico e conceptual que foi indispensável para a forma como mobilizou a sua prática, nomeadamente os referenciais legais e as pedagogias participativas. Este documento apresenta um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças em diferentes contextos educativos, com o objetivo de explorar e promover a compreensão do tempo na educação de infância. As práticas descritas foram concebidas à luz de uma abordagem metodológica de Investigação-Ação, permitindo uma análise reflexiva e contínua do processo educativo. O estudo tem como foco central o tema “A importância da organização do tempo na educação infância”, sendo sustentado por uma fundamentação teórica consistente e enquadrado na legislação educativa em vigor. A investigação procura evidenciar de que forma a abordagem do conceito de tempo pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, promovendo aprendizagens significativas. Esta investigação favoreceu a reflexão de modo a contribuir para uma oportunidade de desenvolvimento profissional, pela relação dinâmica que criou entre o processo de construção do conhecimento, o objeto de estudo e as dinâmicas colaborativas. Por fim, será feita uma reflexão sobre o percurso, destacando dificuldades identificadas e as competências adquiridas ao longo dos estágios as quais são basilares para a construção da identidade profissional.