ISEP – CIETI – Artigos
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Browsing ISEP – CIETI – Artigos by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabPublication . Fidalgo, André V.; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Costa-Lobo, Maria C.; Hernández-Jayo, Unai; García-Zubía, Javier; Gustavsson, Ingvar; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Costa Lobo, Cristina; Garcia-Zubia, JavierOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
- Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholaPublication . Almeida, Leandro S.; Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza; Sainz-Gómez, Marta; Romero, Isabel; Campira, Farissai P.; Ordóñez, Graciela; Costa, Alexandra R.; Fior, Camila; Ruiz-Melero, María José; Tumbula, Samuel; Bulaque, Paulo Z.; Alfaro, CarlosNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.
- New Scenarios and Trends in Nontraditional Laboratories From 2000 to 2020Publication . Fernandez, Ricardo Martins; Garcia-Loro, Felix; López-Rey, Africa; Meier, Russ; Castro, Manuel; Alves, GustavoFor educational institutions in science, technology, engineering and mathematics (STEM) areas, the provision of practical learning scenarios is, traditionally, a major concern. In the 21st century, the explosion of information and communication technology (ICTs), as well as the universalization of low-cost hardware, has allowed the proliferation of technical solutions for any field, in the case of experimentation, encouraging the emergence and proliferation of nontraditional experimentation platforms. This movement has resulted in enriched practical environments, with wider adaptability for both students and teachers. In this article, the evolution of scholar production has been analyzed at the global level from 2000 to 2020. Current and emerging experimentation scenarios have been identified, specifying the scope and boundaries between them.